- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 09:24

Prefeitura inicia desassoreamento do Ribeirão do Kiko na Barra na terça-feira

As chuvas desta semana mostraram a importância do serviço, esperado pela comunidade há vários anos

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Durante reunião realizada na Barra nesta sexta-feira (17), a prefeita Juliana Pavan e o vice-prefeito Nilson Probst anunciaram o desassoreamento do Ribeirão do Kiko, a partir da próxima terça-feira (21), para aumentar a vazão e evitar as enchentes, como aconteceu nesta semana. 

O início imediato é consequência das situações causadas pelas chuvas no município nesta semana e por tratar-se de um serviço em caráter emergencial,  o município receberá maquinários de outras cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, bem como, com parceria público-privada com empresário que se predispôs a colaborar com a ação de utilidade pública.

“A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada em novembro do ano passado, ela iniciou em novembro e parou logo na sequência. Agora, temos todas as licenças, rediscutimos o termo de parceria e construímos uma solução de forma eficiente. É evidente a necessidade urgente de executar essa obra e eu peço a todos os moradores e vereadores que possam nos ajudar e fiscalizar essa ação tão esperada pela Região Sul”, disse Juliana.

O trecho beneficiado tem cerca de 350 metros de extensão e 14 metros de largura. A profundidade do sedimento é de dois metros e a média de sedimento molhado é de 7.340 metros cúbicos.

A Subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, disse que é uma reivindicação antiga dos moradores, que vai resolver a questão do escoamento.

“Por exemplo, com as chuvas essa semana, foram registrados no local pontos de alagamentos, após a obra esse problema será sanado”, pontuou. 

A presidente da Associação de Moradores do Bairro da Barra, Áurea Loch, disse que os moradores esperam há quase sete anos por esse serviço.

“A pesca é uma das fontes de renda da comunidade. Quando ocorre a maré baixa no Ribeirão do Kiko, eles não conseguem sair com os barcos e isso prejudica a fonte de renda dessas famílias”, finalizou.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas