- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Previsão é de 70mm de chuva para Balneário Camboriú neste domingo

A previsão do Climatempo é de 70mm de chuva para Balneário Camboriú neste domingo, sem risco de enchentes, mas com possibilidade de alagamentos e deslizamentos.

Segundo boletim da PRF/SC, à 1h166 deste domingo, não havia rodovias federais interrompidas em Santa Catarina.

As maiores preocupações estão voltadas para o Vale do Itajaí, de Rio de Sul para baixo e para a região Sul de Santa Catarina.

- Publicidade -

Na manhã desta domingo a polícia invadiu a cidade de José Boiteux, para desmobilizar indígenas e fechar as comportas da represa local, para modular o fluxo rio abaixo.

Os indígenas protestam porque o governo da Estado, historicamente, nunca cumpriu compromissos para evitar impactos do fechamento da barragem nas comunidades locais.

Há algumas rodovias estaduais com problemas e o cidadão pode tentar se informar com a Defesa Civil estadual ( https://www.defesacivil.sc.gov.br/ ), que vem apresentando repetidas demonstrações de incapacidade para gerenciar a crise.

Em verdade o governador do Estado, Jorginho Mello, e o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, que estavam mais preocupados com chope, só passaram a ser preocupar com chuva após o meteorologista Ronaldo Coutinho alertar que poderia haver uma grande enchente em Blumenau, como pode ser visto neste link https://www.youtube.com/watch?v=wftzjmq_Qb0

ALERTA PARA O ESTADO – Domingo 5h 

A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. O mar fica pouco agitado com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2,0 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis com picos de 2,5 m em alto mar e alturas entre 1,0 e 1,5 m com picos de 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

Segunda-feira, 9

- Publicidade -

Entre a madrugada e manhã da segunda-feira, 9, ainda ocorre chuva nas regiões mais ao nordeste do estado e o tempo volta a ficar firme do Extremo Oeste aos planaltos. Ao longo da manhã, as instabilidades se afastam do estado, mas no Litoral e em áreas próximas a oferta de umidade do oceano para o continente deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 18°C por SC e as máximas ficam 14 e 19°C no Planalto Sul e variam entre 19 e 25°C nas demais regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca de direção sudeste/leste pelo estado.

Terça-feira, 10

Na terça-feira, 10, a chuva dá uma trégua e o tempo estabiliza no estado devido a um sistema de alta pressão que influencia as condições meteorológicas. Do Grande Oeste aos planaltos o sol deve predominar entre poucas nuvens, enquanto que do centro ao leste do estado ocorre variação de nuvens, com chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia da Grd. Florianópolis ao Planalto Norte devido à circulação marítima. O risco segue moderado a alto para deslizamentos devido a água presente no solo. O vento sopra com intensidade fraca de direção leste/nordeste/norte, com rajadas moderadas do Litoral Sul à Grd. Florianópolis entre a tarde e a noite. As mínimas variam entre 5 e 16°C do Grande oeste aos planaltos e variam entre 14 e 19°C no litoral. À tarde as máximas oscilam entre 23 e 28°C no Oeste, Extremo oeste e no Planalto Norte e variam entre 20 e 24°C nas demais áreas.

Tendência para os próximos dias

A quarta-feira, 11, inicia com tempo estável em todas as regiões, mas no final da manhã as instabilidades retornam ao estado, com condições para novos temporais, especialmente na metade oeste e nas áreas de divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos. Na quinta-feira, 12, os temporais seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste do estado entre a tarde e a noite. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.

ALERTA PARA ITAJAÍ (domingo 7h32)

Alerta para inundação gradual em Itajaí neste domingo (08/10) – Emitido pela Defesa Civil municipal.

Os níveis dos rios Itajaí-Açu e Mirim já estão em elevação. A projeção do pico de transbordamento é esperado para as 16h. A população já deve ficar em alerta, pois podem ocorrer variações.

Moradores de áreas ribeirinhas devem redobrar a atenção, especialmente quem foi atingido pelas cheias em OUTUBRO DE 2015. Os níveis atingidos em Blumenau e Brusque nesta madrugada são semelhantes à ocorrência da época.

Com relação às cheias de 2015, a Defesa Civil já tem mapeadas 59 ruas atingidas na época nos bairros Salseiros, Murta, Cordeiros (parte baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava (próximo à BR 101).

Ao longo do dia, a Defesa Civil de Itajaí seguirá emitindo novas avaliações e projeções de possíveis cenários de acordo com os volumes de chuvas registrados, níveis dos rios e níveis das marés.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -