- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Próxima etapa da revitalização do Rio Marambaia foi discutida em reunião entre Emasa e moradores

O presidente da Associação de Moradores do Bairro dos Pioneiros (AMPI), do Bairro Pioneiros, reuniu-se com o diretor da Emasa, Douglas Beber nesta quarta-feira (18), para discutir a continuidade da revitalização do Rio Marambaia, que já passou pela fase de drenagem.

César Rafael Sedrez Gonzaga, que preside a AMPI, disse que fez questão de entregar em mãos o parecer técnico sobre o projeto apresentado pela Emasa para melhorias no Rio Marambaia.

Protocolamos em entregamos ao diretor da Emasa, após várias reuniões técnicas que fizemos. Estamos na reta final de um bom projeto. Vai começar uma nova e excelente etapa, no Ribeirão Marambaia. Espero que nos próximos meses, a mudança seja gradual e que venha de encontro aos nossos anseios”, disse Gonzaga.

- Publicidade -
(Foto Ivan Rupp)

Além dele e do diretor da Emasa, participaram do encontro, Alexandre Mattos e engenheiros e um arquiteto moradores do bairro (Enio Faqueti, Basílio, Renato Angelis e Thadeu). 

Gonzaga aponta que estão tentando ‘harmonizar’ três projetos: dois já existentes, sendo um mais arquitetônico e paisagístico, outro mais específico em canalização e contenção de margens e ainda outro, que é apenas uma ideia lançada há algum tempo. 

“Seria a situação para a revitalização do Ribeirão Marambaia, com outro foco, outra matriz de pensamento, tornando o Ribeirão mais um atrativo turístico. Este é o intuito da AMPI – queremos estes últimos 800 metros a céu aberto, como um oásis em pleno acordo com os arranha-céus. Nosso próximo passo é uma reunião com o Executivo e empresários, onde teremos a oportunidade de expor nossas ideias e sonhos, por um Pioneiros digno de BC ou vice-versa”, explicou.

O diretor da Emasa, Douglas Beber disse que a reunião foi positiva com os representantes da AMPI e com o grupo técnico que discute contribuições ao projeto de revitalização do Rio Marambaia. 

“Encontros como o de hoje visam determinar os próximos passos, para que a implantação das melhorias previstas avancem, ao mesmo tempo que afinam a sintonia entre o que a população do entorno do Marambaia deseja e as maneiras de colocá-las em prática”, afirmou.

Uma nova reunião deverá ocorrer ainda este mês com técnicos e representantes da AMPI, da Emasa e da prefeitura para tratar do tema.

Saiba mais sobre a situação do Rio Marambaia

Em julho, o Página 3 anunciou que a prefeitura havia finalizado o aditivo da dragagem do Rio Marambaia (pouco menos de 800m³), mas que o governo municipal deseja fazer mais duas limpezas – uma em direção ao molhe do Pontal Norte e outra para o Centro – subterrânea, por baixo dos prédios, onde o rio passa (a nascente do Rio Marambaia fica na Rua 2.450).

- Publicidade -

A contribuição da população também é imprescindível, fazendo a ligação na rede de esgoto, não jogando lixo no rio, etc. 

A prefeitura também planeja fazer no local obras mais estruturais, inclusive um futuro parque linear, para que as pessoas possam aproveitar o Rio Marambaia.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -