- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana do Brincar abraça idosos em Balneário Camboriú

Encontro entre gerações aconteceu nesta sexta-feira (24)e será repetido semana que vem

Com o tema “Vem pra roda – no ritmo do brincar”, a Secretaria Municipal da Educação de Balneário Camboriú está realizando até a próxima quarta-feira (29), a Semana Municipal do Brincar. 

O evento envolve cerca de seis mil alunos dos Núcleos de Educação Infantil – e outros participantes, valorizando o ato de brincar na vida das crianças e do cumprimento do seu direito de brincar. 

A iniciativa, estabelecida pela Lei 4160/2018, busca o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância, o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico social, o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras e o fomento do brincar durante toda a vida.

- Publicidade -

Encontro de gerações

Nesta sexta-feira (24), crianças com 4 e 5 anos de idade, do Núcleo de Educação Infantil Santa Clara, brincaram com os ‘maiores de 60 anos’, na sede da Secretaria da Pessoa Idosa.

O objetivo deste encontro foi o de valorizar e preservar o patrimônio lúdico social, o intercâmbio cultural e geracional em torno das brincadeiras e o estímulo do brincar em todas as fases da vida.

A secretária da Pessoa Idosa, Adriana Silva, disse que foi um encontro cheio de emoção para todos. 

“As crianças vieram brincar com nossos idosos, foi muito lindo, inusitado, uma troca de alegria das crianças com a sabedoria e experiência dos idosos. Eles brincaram, compartilharam lanches, fizeram atividades, foi muito especial. Semana que vem os nossos idosos vão ao Núcleo Pão e Mel, vai ser o contrário. Hoje as crianças vieram para brincar e semana que vem nós iremos visitar o Núcleo e levaremos sugestões de brincadeiras para as crianças”, disse Adriana.

Esta foi a primeira iniciativa do Projeto Intergeracional que a Secretaria da Educação está reativando, para estimular a integração das crianças matriculadas na educação infantil da rede municipal com a população idosa por meio de vivências capazes de perpetuar a cultura de forma criativa e divertida e proporcionar o estabelecimento de laços afetivos entre as diferentes gerações.

O Projeto Intergeracional é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa e quinzenalmente vão acontecer encontros nos Núcleos de Educação Infantil mantidos pela Secretaria Municipal de Educação. 

Semana Municipal do Brincar foi instituída pela Lei 4160/2018, e se integra às ações do Dia Mundial do Brincar, que acontece no dia 28 de maio – data instituída pela International Toy Library Association.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -