O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove até o dia 9 de maio a exposição de cerca de 80 trabalhos elaborados pelos educandos atendidos no local.
A Mostra é alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – 24 de abril – e ao Dia Nacional da Educação de Surdos – 23 de abril.
A responsável pelo Saps, professora Elisa Gugelmin Distefano, explica que a exposição reúne imagens, textos, livros, colagens e fotografias produzidas de forma colaborativa pelos alunos.

“A exposição celebra muito mais do que datas simbólicas e importantes para a comunidade surda. Ela representa a inclusão, o respeito e a acessibilidade, abordando temas que foram trabalhados em sala de aula como a identidade da pessoa surda, características e sentimentos, personalidades surdas de destaque, artes visuais, cultura surda, a importância das libras e as diferentes formas de comunicação”, destaca a docente.
A exposição acontece no terceiro piso do bloco F5 no campus Professor Edison Villela.
Saps
O Saps é um programa de extensão, vinculado ao curso de Fonoaudiologia, que oferece educação especial para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva.
O serviço, realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), atende pessoas de todas as idades com deficiência auditiva de grau moderado a profundo de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
O serviço existe desde 1981 e tem hoje cerca de 90 educandos matriculados. No local, utilizado também como campo de estágio para os alunos do curso de Fonoaudiologia, são realizados, em média, 350 atendimentos por mês.
Mais informações: no Serviço de Atendimento à Pessoa Surda – (47) 3341-7980.
Texto: Comunicação/Univali