- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Surfista diz que foi surpreendido por tubarão em Balneário Camboriú

Comando dos Bombeiros e secretária do Meio Ambiente acreditam que pode ter sido algum outro animal

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O surfista Pita Tavares, que surfa há 30 anos, relatou ter sido surpreendido por um tubarão enquanto surfava na praia central de Balneário Camboriú, na quarta-feira (13). O animal, que seria pequeno, teria passado pelas pernas e batido nas costas de Tavares, que não se feriu. 

O Comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, José Ananias Carneiro, e a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, comentaram sobre o assunto. 

Segundo o Tenente-Coronel Ananias, os guarda-vidas que atenderam a ocorrência não confirmaram a existência do tubarão. 

“O nosso pessoal chegou em uns dois minutos no local onde teria acontecido, fizeram a busca e não encontraram nada. Acredita-se que tenha sido outro animal. Nesta época do ano é natural o banhista esbarrar em peixe-espada e arraia. Um ataque de tubarão teria deixado lesão corporal, a vítima narrou que o tubarão abocanhou a perna e jogou para baixo, se tivesse feito isso teria lesionado a perna dele”, explica. 

A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, disse que ficou sabendo da situação através das redes sociais. 

“Soubemos do encontro dos surfistas com um peixe, identificado por eles como um tubarão. Pelo relatado, o animal encostou em um dos surfistas e se afastou, o que não caracteriza um ataque”, diz. 

- Publicidade -

Heloísa pontua que, sem identificar de fato a espécie, não há como afirmar se foi um animal frequente na enseada de Balneário ou um visitante eventual – a exemplo das baleias, golfinhos e elefante-marinho que estiveram na cidade neste ano. 

“A prefeitura possui uma empresa contratada para fazer o monitoramento da enseada em virtude das obras do alargamento da faixa de areia e até o momento os biólogos não registraram nenhum padrão de avistamento fora da normalidade esperada para o local”, acrescenta. 

Vale lembrar que um tubarão, provavelmente da espécie Cação-mangona foi avistado nadando perto do molhe da Barra Sul no dia 16 de setembro. Relembre aqui.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -