Aulas de surf para iniciantes, escolinha de futebol para crianças, novos cursos de idiomas e a formação de um coral estão entre as novidades previstas pela Udesc de Balneário Camboriú para este semestre.
As atividades integram o programa de extensão Território da Gente, desenvolvido pelo Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI).
A iniciativa reúne projetos gratuitos nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, inclusão social e geração de renda, com atividades destinadas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.
Uma das novidades é o projeto Primeira Onda, que oferecerá aulas de surf para quem está começando no esporte. Segundo a universidade, serão disponibilizadas pranchas aos participantes e haverá suporte dos bombeiros para a segurança durante as atividades.
Para as crianças, o projeto Talentos da Bola terá uma escolinha de futebol.
Outra ampliação acontece nos idiomas. Além das atividades já desenvolvidas pelo programa, japonês e alemão passam a fazer parte das opções neste semestre.
Coral, DJs, artesanato e atividades para mulheres
A nova programação também dará continuidade a iniciativas realizadas anteriormente. Entre elas está o Aconchego Sling Dance, experiência que reúne mães e bebês a partir dos 45 dias em atividades envolvendo música e movimento.
A Oficina de DJs também terá uma nova edição. No primeiro semestre, a atividade foi ministrada pela DJ Nanny e apresentou aos participantes conhecimentos e técnicas relacionados à produção musical.
As aulas de canto retornam com uma novidade: desta vez, a proposta é avançar para a formação de um coral. As atividades de yoga também terão continuidade.
Entre as ações destinadas às mulheres está uma oficina de artesanato realizada em parceria com o Coletivo Orgânico.
O Projeto Alcateia, direcionado especialmente às mulheres com mais de 40 anos e que trabalha a troca de experiências, informação e construção de redes, também terá nova edição.
Biblioteca de escola será revitalizada
O Território da Gente prevê ainda uma ação dentro do Colégio Municipal Alfredo Domingos da Silva. Por meio do projeto Biblioteca Nossa de Cada Dia, a biblioteca da unidade será revitalizada com o objetivo de estimular o acesso dos estudantes à leitura e à cultura.
O programa da Udesc é dividido em quatro frentes. Além do Território Literário, responsável pelas ações ligadas à leitura, há o Território Delas, dedicado à autonomia e geração de renda para mulheres; o Território do Bem-Estar, que concentra iniciativas de cultura, esporte e lazer; e o Território dos Idiomas, voltado ao ensino e à prática de línguas.
No primeiro semestre, além do Sling Dance, da Oficina de DJs e do Projeto Alcateia, foram oferecidas atividades como inglês, português para estrangeiros, canto e yoga chinês.
Acadêmicos participam das ações
Os projetos também fazem parte da formação dos estudantes da universidade. A diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do CESFI e coordenadora do Território da Gente, Debora Esteves, explica que os acadêmicos podem aplicar na comunidade os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
“Além de beneficiar a comunidade interna e externa, os projetos do Território da Gente se articulam diretamente com o ensino, proporcionando aos nossos acadêmicos participar ativamente das ações de extensão, colocando seus conhecimentos em prática e cumprindo as Unidades Curriculares de Extensão obrigatórias”, afirma.
A programação é atualizada ao longo do semestre. As novas atividades e os formulários para inscrição são divulgados pelo perfil @territoriodagente no Instagram.

