- Publicidade -
- Publicidade -
14 C
Balneário Camboriú
7 julho, 2025, 22:04

Univali e Governo de Santa Catarina assinam acordo para intercâmbio de informações sobre a pesca no Estado

Universidade é referência no monitoramento da atividade pesqueira catarinense 

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAQ) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), assinaram um acordo para permitir o intercâmbio de informações sobre a pesca artesanal e industrial no Estado. O documento foi assinado o dia 23 de janeiro, na sede da Secretaria Estadual de Administração, em Florianópolis. 

A Univali é referência em pesquisa nesta área e conduz o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira de Santa Catarina (PMAP-SC). O objetivo da parceria com o Governo do Estado é compartilhar as informações coletadas pelo PMAP nos últimos anos e que resultaram no Boletim Estatístico da Pesca de Santa Catarina, apresentado em 2023. 

O documento deriva da coleta de dados realizada nos anos de 2017, 2018 e 2019 em toda a faixa litorânea do Estado. O projeto, desenvolvido com recursos da Petrobras, conta com mais de 30 colaboradores entre professores e técnicos de nível superior. A sede do projeto é o campus da Univali em Itajaí e as equipes atuam em dez municípios do Estado. 

“O Governo de Santa Catarina vem tendo um olhar diferenciado para o setor pesqueiro e foi por meio do PMAP e dos resultados apresentados pelo projeto que estreitamos nossa relação. O Estado quer compreender melhor o panorama da pesca e a Univali coloca sua expertise em pesquisa à disposição para que possamos, juntos, atuar na busca por soluções inovadoras e viáveis para o setor”, explicou o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino. 

A solenidade também marcou o início do projeto Biopesca SC, que visa o estudo da biologia populacional de recursos pesqueiros catarinenses. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o apoio da Univali, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). 

- Continue lendo após o anúncio -

“Essa pesquisa é um marco importante e histórico para o setor da aquicultura e da pesca catarinense. Com investimento próximo de dois milhões de reais, instituições renomadas como Univali, UFSC e IFSC, com a coordenação da Udesc, irão iniciar as pesquisas com diversas espécies no intuito de gerar conhecimento sobre a biologia e a ecologia de recursos pesqueiros como instrumentos para a gestão destes recursos em Santa Catarina”, destacou o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo. 

O projeto terá duração de dois anos e vai estudar espécies como tainha, anchova, corvina, peixe-espada, camarões e siris. O litoral catarinense será dividido em setores e as informações serão obtidas com base nas atividades dos pescadores e nas pescas experimentais para adquirir os organismos que serão estudados. A pesquisa vai avaliar ainda questões como mudanças climáticas, destruição de habitats naturais e poluição. 

“O Governo tem que olhar para os que mais precisam e eu não tinha dúvida que ao criar a Secretaria de Aquicultura e Pesca a gente ia conseguir estar perto do pescador, ajudando a melhorar o barco dele, a qualidade de vida dele, mas, acima de tudo, apoiando uma atividade tão importante para Santa Catarina, que explora as riquezas da nossa costa e gera desenvolvimento para o Estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

“Para a Univali é uma honra poder contribuir com projetos tão relevantes, visto a importância sociocultural e econômica da pesca para Santa Catarina. A história da Universidade é marcada pelo desenvolvimento de pesquisas que contribuem com o poder público para a implementação de ações e projetos voltados ao desenvolvimento do Estado. Estamos muito orgulhosos desta parceria e certos de que os resultados irão beneficiar toda a cadeia produtiva do setor e, consequentemente, a sociedade”, ressaltou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho. 

Além do reitor, a instituição foi representada na solenidade pelo diretor de Assuntos Institucionais, professor Luis Carlos Martins, pelo diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino e pelos professores Paulo Ricardo Schwingel, Roberto Wahrlich e Vivian de Mello Cionek. 

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas