O vereador Lucas Gotardo está acompanhando há semanas o descarte da rede de tratamento de esgoto da Emasa. Ele divulgou nesta segunda-feira (7) a situação da água que chega até o Rio Camboriú: bastante suja e fedorenta.

Gotardo visitou o local do descarte da água da estação de tratamento e fez uma coleta da amostra, junto com o vereador suplente pelo Novo, Naifer Neri.
Através de suas redes sociais, Gotardo mostrou onde acontece o tratamento da coleta de esgoto, representado pela lagoa de aeração, que trata todo o esgoto de Balneário Camboriú. Vale lembrar que a cidade é quase 100% saneada.
“Quando o esgoto passa por essa lagoa deveria estar totalmente tratado. Além da lagoa, há as estruturas complementares, uma delas são os decantadores, que separam os sólidos dos líquidos. Após esse processo, o líquido tem que estar limpo e claro e depois disso é despejado no Rio Camboriú”, explica.
É isso que o vereador foi ver de perto e mostrou por vídeo: o que a estação de tratamento está mandando para o Rio Camboriú – uma água suja e fedorenta que é despejada em um lago e vai diretamente para o Rio Camboriú.

“Água cinza, suja, podre. Essa água aqui era para sair cristalina da estação de tratamento, limpa, clara, mas não é como está”, comenta.

Gotardo levou uma amostra da água coletada, de 25 de janeiro. Segundo ele, o cheiro era ‘horrível’.
“O Rio Camboriú pede ajuda e o meu papel é esse: estou aqui para fiscalizar e eu fiscalizo”, completa.