- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Workshow com baterista Robertinho Silva marca lançamento de livro sobre ritmos brasileiros

Tum, tum, tá! Por trás do clássico batuque de bateria há história e diversidade. O livro “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos” apresenta ao público uma detalhada pesquisa sobre a vida e o método de Robertinho Silva, um dos mais respeitados bateristas e percussionistas do Brasil. O songbook, assinado pelo músico juntamente com os itajaienses Mariozinho e André Soltau, será lançado no próximo dia 12 de junho, às 19h, no Conservatório de Música de Itajaí com workshow gratuito.

Voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, profissionais e entusiastas da música, o livro é composto de partituras compiladas, escritas e sistematizadas pelo baterista Mariozinho, apresentando de forma didática e inédita o método de Robertinho Silva. A obra ainda reúne textos do escritor e historiador André Soltau, os quais registram memórias do artista e os primeiros contatos de Robertinho com os ritmos brasileiros.

A experiência com a obra impressa se complementa com mais de 90 vídeos gravados pelo próprio Robertinho no estúdio da Café Maestro. Disponibilizados no site robertinhosilva.com.br, o material audiovisual busca facilitar o estudo dos exercícios de bateria e percussão.

- Publicidade -

Publicado pela Editora Traços & Capturas e com coordenação editorial de Gika Voigt, o livro foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural. O projeto recebeu patrocínio do Município de Itajaí com renúncia fiscal da APM Terminals.

Lançamento em Itajaí
Robertinho Silva estará em Itajaí no dia 12 de junho (segunda-feira) para o lançamento de “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos”. Ele realizará um workshow gratuito, a partir das 19h30, no teatro da Casa da Cultura Dide Brandão, onde acontecem os workshops do Conservatório de Música de Itajaí. Durante o evento, haverá sessão de autógrafos e sorteio de brindes da Odery Drums e da Torelli Musical. O songbook poderá ser adquirido por R$150.

Lançamentos na região
O workshow sobre a técnica de Robertinho Silva também vai circular por outras quatro cidades da região. O lançamento será realizado em Florianópolis (13/06), Joinville (14/04), Porto Belo (15/06) e Bombinhas (16/06).

Sobre o conferencista
Há muitos anos, o baterista sonhava em ter seu próprio método publicado. Desde muito cedo Robertinho conheceu e estudou a fundo os ritmos brasileiros e desenvolveu sua forma única de tocar. Ao longo de sua carreira, tocou e gravou com grandes nomes da MPB e jazz mundial: de Gal Costa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Gilberto Gil e João Donato à Wayne Shorter e Herbie Hancock.

Com 82 anos e mais de seis décadas dedicadas à música, o carioca Robertinho Silva apresenta ao mundo, em forma de exercícios de bateria (os chamados “rudimentos”), os mais variados ritmos presentes na música brasileira. Seu método abrange a linguagem rítmica de um país que possui uma das mais diversas e ricas produções musicais no mundo.

Robertinho Silva tem uma história de parceria com Itajaí. Já participou de diversas edições do Festival de Música da cidade, quando pôde criar raízes de amizade e de criação musical com o público do festival. Ele também desenvolve projetos com músicos catarinenses.

Sobre os autores
Natural de Itajaí, Mariozinho é baterista, percussionista, pesquisador e educador musical. Com ampla bagagem musical, nutre grande admiração por Robertinho Silva, do qual já foi aluno. Mariozinho foi convidado pelo próprio artista para organizar, revisar, transcrever e formatar seu método em forma de partituras.

- Publicidade -

André Soltau é historiador e escritor, sendo responsável por toda a pesquisa histórica e construção narrativa que permeia o songbook. A obra apresenta histórias de Robertinho Silva e sua relação com a música brasileira, transportando o livro para além da técnica musical: trata-se também de um importante registro de parte da história da música brasileira do século XX.

SERVIÇO

O quê?
Workshow com Robertinho Silva e lançamento do livro “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos”. Em todos os eventos haverá sessão de autógrafos e sorteio de brindes da Odery Drums e da Torelli Musical.

Quando?
12/06/2023 – ITAJAÍ
19h30 – Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão
Endereço: Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Ingresso para workshow: Entrada Gratuita
Valor do livro: R$ 150
Realização: Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues
Apoio: Fundação Cultural de Itajaí, Praça Santo Antônio e L’Italiana Empório & Massas, Café Maestro Produções, Odery Drums e Torelli Musical.

(Texto:Karoline Gonçalves)

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -