- Publicidade -
18.5 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú inicia segunda dose da vacina

Maiores de 90 anos devem ser imunizados na próxima semana

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú começou a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, nesta sexta-feira (5), nos primeiros profissionais da saúde imunizados em meados de janeiro. A perspectiva é de que idosos acima de 90 anos comecem a ser vacinados na próxima semana.

Até o momento (dados de quinta-feira (4) a cidade imunizou 2.083 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos residentes em asilos e clínicas.

O município recebeu até agora 2.550 primeiras doses de vacinas contra a Covid-19.

Segunda dose

Balneário recebeu 1.460 unidades da segunda dose da CoronaVac – mesmo quantitativo da primeira remessa que chegou na cidade, para os profissionais da saúde. O Estado havia retido e agora liberou para aplicação. Vale lembrar que cada pessoa precisa tomar a segunda dose da mesma vacina que tomou na primeira (se foi imunizado com a CoronaVac ou a vacina de Oxford [AstraZeneca], terá que receber a mesma na segunda dose).

- Publicidade -

Enquanto alguns profissionais estão recebendo a segunda dose, há integrantes do primeiro grupo prioritário que ainda não foram imunizados.

Até quinta-feira (4) Balneário Camboriú havia vacinado 2.083 pessoas, desses, 2.006 são profissionais da saúde e 77 são idosos em instituições de longa permanência.

A prefeitura estima que há mais de três mil profissionais da saúde que precisam ser imunizados, entre trabalhadores da rede pública e privada.

- Publicidade -

Das vacinas aplicadas, 717 são doses da AstraZeneca (reforço após 12 semanas) e 1.366 são da CoronaVac (reforço entre duas a quatro semanas). Até o momento, o município recebeu 2.550 primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 e, como já citado, 1.460 segundas doses da CoronaVac.

Idosos em breve

Algumas cidades do Estado, como Florianópolis e Joinville, começaram a realizar nesta semana um pré-cadastro junto dos idosos que serão imunizados, mas, segundo a prefeitura de Balneário, a cidade não vai fazer o mesmo, pois a vacinação vai acontecer diretamente nas Unidades de Saúde Básicas (UBSs) de cada bairro: quando for anunciada a faixa etária do idoso, ele deverá ir até a unidade mais próxima de casa.

A prefeitura informou que a expectativa é de que, com a chegada da próxima remessa de vacinas – o que deve acontecer nesta próxima semana – a perspectiva é iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos. O governo de Balneário citou ainda que os municípios estão ‘sub categorizando’ conforme as normativas, mas ainda estão focando nos grupos de profissionais de saúde e que, à medida que as doses vão sendo enviadas, pretendem ir ampliando os grupos abrangidos.

Relembre os critérios de priorização que estão sendo seguidos por Balneário

FASE 1:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e residências inclusivas;
  • Idosos com mais de 60 anos residentes em instituições de longa permanência.

Os grupos serão vacinados conforme distribuição dos lotes pelo Governo do Estado, seguindo a ordem de priorização. A prefeitura irá informar a população da chegada de novas doses da vacina.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -