- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

IMAS assumirá a gestão do PA da Barra em maio: empresa já administra a UPA Nações

Unidade terá pediatra 24h, um pedido antigo da comunidade

O Instituto Maria Schmitt (IMAS), que já administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações, também fará a gestão do Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra a partir de 9 de maio, às 19h. Através de licitação (contrato de R$ 7.411.476,00), o Instituto tem o direito de administrar o local por 12 meses, mas o documento prevê gestão de cinco anos e pode ser prorrogado até por 10. Aline Leal, diretora do IMAS, conversou com o Página 3 e explicou as novas medidas que tomarão na unidade.

O atual Posto 24 horas (Divulgação/IMAS)

Barra terá pediatra 24h

Aline administra a gestão de pessoas da UPA Nações e passará a gerenciar também o PA da Barra, ela explica que foram convocados pela prefeitura e já apresentaram toda a documentação necessária. 

A principal mudança será a presença de pediatra 24h – um pedido antigo da comunidade da região sul e que será atendido, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar ao Ruth Cardoso ou UPA Nações. Também haverá sempre dois clínicos gerais. 

- Publicidade -

“A transição de gestão está sendo bem tranquila. A atual empresa, Medserv, está nos passando a parte documental. Já pedimos ajustes para a prefeitura, pois há reformas que precisam ser feitas, já que a futura UPA do Bairro da Barra só ficará pronta em dois anos”, explica. A profissional salienta que o projeto está em Brasília [a verba para construção é federal] e que a expectativa é de que a obra comece ainda neste ano.

Foco no atendimento humanizado

Neste momento, segundo a coordenadora, o IMAS está analisando currículos da futura equipe [até o momento eles já receberam 1.197, e são 64 vagas]. Na próxima semana acontecerão as entrevistas. 

A atual equipe que trabalha no PA da Barra não tem garantia de permanência – alguns dos profissionais estão participando do processo de contratação, mas passarão por análise curricular e entrevista, assim como os outros interessados. “Defendemos que o atendimento humanizado cura mais do que o diagnóstico. Na UPA Nações temos, após pesquisa que fizemos, 98% de aprovação dos pacientes. Vemos que o atendimento faz muita diferença, acreditamos no SUS e no serviço humanizado. Nos reunimos com lideranças da região para saber o que eles queriam de melhorias, e o maior pedido era o de pediatra 24h, que agora vamos ter. Acreditamos que em poucos meses vamos conseguir apresentar um quadro de resultados bastante positivos”, aponta.

Unidade 100% informatizada

Outra novidade que o IMAS pretende trazer para o PA da Barra é a informatização de 100% da unidade – um pedido que veio diretamente da Secretaria de Saúde. 

“Eles [a Saúde municipal] estão nos dando um suporte muito positivo. O prefeito Fabrício Oliveira nos deu total aval para fazer manutenções, ajustes e melhorias também. Ganhamos plotagem interna que será colocada. A Barra e a região sul merecem, os moradores são exigentes e terão toda a nossa atenção. Tudo o que tem na UPA Nações vamos aplicar na Barra”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -