- Publicidade -
- Publicidade -
11.5 C
Balneário Camboriú

IMAS assumirá a gestão do PA da Barra em maio: empresa já administra a UPA Nações

Unidade terá pediatra 24h, um pedido antigo da comunidade

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Assinada ordem de serviço do segundo trecho da reurbanização da orla de Balneário Camboriú

O evento realizado no Atracadouro Tedesco inaugurou a programação festiva dos 61 anos do município

Audiência pública discutiu compra de vagas em escolas privadas de Balneário Camboriú

Também reforçou a importância de fortalecer a rede pública de ensino, que precisa ser prioridade

Ordem de serviço para reurbanização do segundo trecho da Avenida Atlântica será assinada nesta terça

O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos, tanto da reurbanização quanto da iluminação, é de 20 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço - ou seja, março de 2027
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Instituto Maria Schmitt (IMAS), que já administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações, também fará a gestão do Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra a partir de 9 de maio, às 19h. Através de licitação (contrato de R$ 7.411.476,00), o Instituto tem o direito de administrar o local por 12 meses, mas o documento prevê gestão de cinco anos e pode ser prorrogado até por 10. Aline Leal, diretora do IMAS, conversou com o Página 3 e explicou as novas medidas que tomarão na unidade.

O atual Posto 24 horas (Divulgação/IMAS)

Barra terá pediatra 24h

Aline administra a gestão de pessoas da UPA Nações e passará a gerenciar também o PA da Barra, ela explica que foram convocados pela prefeitura e já apresentaram toda a documentação necessária. 

A principal mudança será a presença de pediatra 24h – um pedido antigo da comunidade da região sul e que será atendido, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar ao Ruth Cardoso ou UPA Nações. Também haverá sempre dois clínicos gerais. 

“A transição de gestão está sendo bem tranquila. A atual empresa, Medserv, está nos passando a parte documental. Já pedimos ajustes para a prefeitura, pois há reformas que precisam ser feitas, já que a futura UPA do Bairro da Barra só ficará pronta em dois anos”, explica. A profissional salienta que o projeto está em Brasília [a verba para construção é federal] e que a expectativa é de que a obra comece ainda neste ano.

Foco no atendimento humanizado

Neste momento, segundo a coordenadora, o IMAS está analisando currículos da futura equipe [até o momento eles já receberam 1.197, e são 64 vagas]. Na próxima semana acontecerão as entrevistas. 

- Continue lendo após o anúncio -

A atual equipe que trabalha no PA da Barra não tem garantia de permanência – alguns dos profissionais estão participando do processo de contratação, mas passarão por análise curricular e entrevista, assim como os outros interessados. “Defendemos que o atendimento humanizado cura mais do que o diagnóstico. Na UPA Nações temos, após pesquisa que fizemos, 98% de aprovação dos pacientes. Vemos que o atendimento faz muita diferença, acreditamos no SUS e no serviço humanizado. Nos reunimos com lideranças da região para saber o que eles queriam de melhorias, e o maior pedido era o de pediatra 24h, que agora vamos ter. Acreditamos que em poucos meses vamos conseguir apresentar um quadro de resultados bastante positivos”, aponta.

Unidade 100% informatizada

Outra novidade que o IMAS pretende trazer para o PA da Barra é a informatização de 100% da unidade – um pedido que veio diretamente da Secretaria de Saúde. 

“Eles [a Saúde municipal] estão nos dando um suporte muito positivo. O prefeito Fabrício Oliveira nos deu total aval para fazer manutenções, ajustes e melhorias também. Ganhamos plotagem interna que será colocada. A Barra e a região sul merecem, os moradores são exigentes e terão toda a nossa atenção. Tudo o que tem na UPA Nações vamos aplicar na Barra”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas