O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira, 18, a atualização da matriz de risco para covid-19, mostrando 15 das 16 regiões em nível gravíssimo e apenas Xanxerê em nível grave.
Balneário Camboriú e demais municípios da região da foz do rio Itajaí-Açu voltaram à classificação gravíssima, o que pode cobrar um elevado preço das cidades que vivem do turismo.
Empresários da hotelaria disseram ao Página 3 que há poucas reservas e os cancelamentos se sucedem.
Se prefeitos e moradores das cidades litorâneas tivessem adotado regras mais cautelosas, desde o início de dezembro, poderiam ter baixado a intensidade da pandemia, tornando esses destinos turísticos mais seguros e atraentes para os visitantes, na altíssima temporada que vai do dia 25 de dezembro até 10 de janeiro.
Reportagens na imprensa nacional mostram a Região Sul do Brasil tomada pela doença e recomendam às pessoas para não viajar a essas áreas.
A Fundação Oswaldo Cruz, uma das mais respeitadas instituições de saúde no mundo, alertou que nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da covid-19 e que a forma mais segura de passar as festas de fim de ano é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram ali.