- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Saiba como será a fiscalização do uso de máscara que iniciou na terça em Santa Catarina

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A partir desta terça-feira (23) quem não usar máscara em espaços fechados em Santa Catarina, poderá ser multado em R$ 500,00. A fiscalização será feita pela Polícia Militar e órgãos municipais, como Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Se houver reincidência, a pessoa poderá pagar mais R$ 1.000,00.

O governo do Estado informou que as autoridades e forças da segurança já podem começar a cobrança de multa – que só poderá ser aplicada em caso de flagrante em locais como estabelecimentos comerciais, igrejas, bares, padarias e restaurantes, e até mesmo ônibus. Por exemplo, se a pessoa está em uma mesa de restaurante, mas não está comendo ou está circulando pelo restaurante/padaria sem máscara, ela pode ser multada.

- Publicidade -

Em Balneário Camboriú, segundo a Polícia Militar, o trabalho será feito por meio de fiscalização direta nos estabelecimentos – o que já vem sendo feito com as rondas. A população também pode e deve denunciar abusos, através do 190 ou pelo aplicativo disponível para download gratuito em smartphones PMSC Cidadão, onde é possível adicionar imagens e informações à denúncia.

Porém, a PM irá, a exemplo dos finais de semana de lockdown, inicialmente orientar a pessoa que estiver sem máscara, buscando conscientizá-la da importância de usar o item. Se ela se recusar a utilizar o equipamento de proteção individual, será então multada.

Quem não paga multa

O decreto prevê ainda que algumas pessoas não paguem multa caso não usem máscara:

  • Crianças com menos de três anos;
  • Pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Pessoas com deficiências sensoriais;
  • Pessoas com deficiência intelectual;
  • Pessoas com qualquer outra deficiência que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.
- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,729FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,570SeguidoresSeguir
11,600InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
×

Olá, leitor

Sugestões de pautas, informações em geral.

×