Mais de mil litros de óleo usado, 270 kg de pilhas, 500 lâmpadas queimadas, 200 kg de tampinhas de garrafas pet, 50 kg de lacres de alumínio e 89 litros de materiais de limpeza que serão destinados para a causa animal foi o saldo da ‘Parada Sustentável’, realizada no sábado (5), das 10h às 12h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A realização foi da Secretaria do Meio Ambiente, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e da Ambiental e contou com apoio da Guarda Municipal, Guarda Ambiental e BC Trânsito.
Quem participou ganhou brindes, como camiseta, caneca, canudo retornável e ecobag, oferecidos por parceiros da iniciativa. Também foram distribuídas mudas de plantas.
O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber disse que a grande importância de um evento como este é a conscientização das pessoas.
“No nosso caso o fato preponderante é a destinação do óleo de cozinha. Nossa fiscalização muitas vezes se depara e em alguns casos já teve até aplicação de multa, quando as pessoas simplesmente descartam esse material na pia ou nas bocas de lobo. Isso vai chegar no rio, na praia, é uma das grandes problemáticas ambientais que hoje enfrentamos, o descarte correto do óleo de cozinha”, disse.
Douglas acrescentou que mesmo acontecendo uma vez por ano, essa Parada Sustentável acaba dando luz para o descarte correto desses materiais.
“Esses mil litros de óleo agora terão sua destinação correta. Acho que é um momento de conscientização, de mostrar a importância da separação e destino correto destes materiais, que podem ser feitos o ano todo nos Ecopontos que tem na cidade”.
Os Ecopontos ficam na Praça da Barra, na Terceira Avenida (próximo a Rua 2870), na Praça Higino Pio ou na Avenida Palestina (esquina com Rua Paraguai).
