O VII Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú será nesta quinta-feira (18), a partir das 13h30, com transmissão online.
O tema é “Realidade após pacto pelas águas e Plano de recursos hídricos: Saneamento e regularização fundiária”.
Segundo a organização, durante o Simpósio, serão debatidas as ações realizadas para a gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
O assunto é de extrema importância, considerando que o prazo para uma possível crise hídrica na região de Balneário e Camboriú está se esgotando – se nada for feito, os efeitos já poderão ser sentidos a partir de 2025, segundo estudos da Univali.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defende a criação do Parque Inundável, que armazenaria água da chuva e ainda controlaria os recursos do Rio Camboriú. Pacto foi assinado entre os prefeitos dos dois municípios, Fabrício Oliveira e Élcio Kuhnen, respectivamente, há cinco anos.

Outra obra muito necessária é a de saneamento de Camboriú – já que, apesar de Balneário ser quase 100% saneada, em Camboriú a situação é o contrário. Em 2019, durante reunião da AMFRI, Elcio e Fabrício selaram acordo para tratamento de esgoto, mas não passou disso.
O VII Simpósio é promovido pelo Comitê Camboriú, com apoio da Univali e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
Para conferir o Simpósio, basta acessar este link (https://www.youtube.com/watch?v=4f7Ocl5xhVQ) a partir de 13h30 de quinta-feira.