- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali contribui com o projeto Voz dos Oceanos, liderado pela Família Schurmann

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é uma das parceiras do projeto Voz dos Oceanos. A expedição, conduzida pela Família Schurmann, visa combater a poluição plástica nos oceanos promovendo uma série de ações de conscientização ao redor do planeta. A contribuição da Univali consta no mais recente relatório de atividades do Projeto, publicado na última semana.

(Foto Emmanuel Schurmann)

O professor e pesquisador da Escola Politécnica e também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Univali, Marcus Polette, está coordenando as atividades. O docente explica que a missão da Universidade será analisar o alinhamento do Voz dos Oceanos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.

(Divulgação)

“Já era previsível que o Projeto atenderia ao ODS 14: Vida na água, que trata justamente sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. No entanto, observamos que ele também está inserido em outros objetivos da Agenda 2030 da ONU. Então, como já havíamos desenvolvido alguns estudos similares para a Prefeitura de Itajaí e para o Programa Estuário Rio Camboriú 2030, fomos incumbidos de avaliar como o Voz dos Oceanos se adequava aos 17 ODS”, relembra Polette.

- Publicidade -

Professores e alunos contribuem com os estudos

As atividades na Univali envolvem a participação de professores e acadêmicos da Escola Politécnica, em especial o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira e também o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Os pesquisadores da Univali já tiveram acesso aos relatórios anuais do Projeto Voz dos Oceanos, onde constam tanto as ações desenvolvidas pelas equipes de gestão e desenvolvimento, alocadas em São Paulo, quanto pelos tripulantes que realizam diversas atividades em cada uma das paradas da expedição.

“Avaliamos tudo isso com base nos critérios do sistema de gestão e governança adotado pela ONU. Neste processo já identificamos mais de 170 ações realizadas pela expedição, sendo cada uma delas avaliada e classificada, criteriosamente, quanto ao seu grau de execução”, explica o especialista.

Certificação ambiental

Os próximos passos da equipe, de acordo com Polette, incluem avaliar todas as ações realizadas pela expedição ao redor do planeta e o grau de aderência da própria embarcação, quanto às Metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ação servirá de base para o desenvolvimento de um programa de certificação ambiental futuro, o qual vem sendo estudado pela equipe quanto a sua aplicabilidade.

O professor considera o Projeto Voz dos Oceanos como uma das grandes bandeiras dos ODS’s e da própria Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ambas propostas pela ONU. O docente destaca que a iniciativa integra educação e ciência em escala global, regional e local.

“Tanto a tripulação quanto a equipe em terra estão comprometidas em alertar sobre a saúde atual dos oceanos e a necessidade de investimentos em pesquisas nos mares e zonas costeiras, bem como no reconhecimento do habitat marinho como um lugar que deve ser respeitado e conservado para a atual e as futuras gerações”, atesta o professor.

“Acreditamos na Ciência e na Educação Ambiental como pilares fundamentais para compreensão do desafio, conscientização e mobilização social e uma transformação a longo prazo, capaz de recuperar e preservar nosso Planeta Água. Conhecemos de perto a excelência da equipe da Univali, entusiasta e apoiadora de nossas expedições. É um orgulho ter a instituição conosco, analisando os impactos da Voz dos Oceanos e como nossa iniciativa navega pelos ODS da ONU”, afirmou Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos.

Texto: Carina Carboni Sant’Ana

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -