Um boi, que supostamente seria utilizado para Farra do Boi, prática nefasta do litoral catarinense, que desde 1997 é ilegal, foi resgatado pela Polícia Militar e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR) na noite de segunda-feira (18), em Balneário Camboriú.
Segundo a Polícia Militar, moradores do Bairro da Barra denunciaram que havia um boi no morro da Praia do Pinho, que seria utilizado na Farra.
Os policiais encontraram o animal bastante ferido em Laranjeiras. Ele fugiu para a mata, mas após buscas, foi localizado.
Segundo informações da PM, o animal estava com vários ferimentos pelo corpo e sangrando, com larvas nas feridas, o que indica que estava há alguns dias no mato. Não foi localizado nenhum farrista e um boletim de ocorrência foi registrado.
Farra do Boi é crime
Farra do Boi é crime – como explica o Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), destacando que a Farra é ilegal e não pode ser tratada como uma tradição. Ele esclarece que os farristas podem ser responsabilizados “civil e criminalmente”, tanto pela participação como pelos prejuízos materiais e pelas mortes e lesões corporais que venham a ocorrer como resultado dessa prática. Maus tratos aos animais também é crime no Brasil.