CNBB critica Congresso em carta de Ano-Novo e cita preocupação e entristecimento

A carta também trata da "perda de decoro e a falta de responsabilidade por parte de algumas autoridades, especialmente do nosso Congresso Nacional".

- Publicidade -
- Publicidade -

Suçuarana completa 10 anos com proposta de nova sede em Balneário Camboriú

Projeto prevê concessão de terreno próximo ao Parque Raimundo Malta. Área atual dos escoteiros deverá receber sede do Ministério Público

Prefeita anuncia pagamento de retroativo da insalubridade a servidores da saúde de Balneário Camboriú

Primeira das dez parcelas será paga nesta quarta-feira (30), junto ao salário de setembro, segundo a prefeita, que reassume o cargo após um breve período de descanso

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(FOLHAPRESS) – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criticou o Congresso Nacional na mensagem de Ano-Novo. O texto divulgado nesta segunda-feira (29) aponta uma série de ações dos congressistas como motivo de “entristecimento e preocupação”.

“No âmbito da convivência democrática, o ano de 2025 foi marcado por profundas tensões e retrocessos sociais, que deixaram feridas abertas no tecido social. Algumas experiências fragilizaram seriamente a confiança nas instituições e desafiaram as pessoas de boa vontade, que acreditam numa sociedade mais justa e fraterna”, diz o texto da instituição que reúne os bispos da Igreja Católica.

Como exemplos, a CNBB cita a flexibilização da Lei da Ficha Limpa, a aprovação do Marco Temporal e as mudanças na Lei Geral do Licenciamento como exemplos de desrespeito do Congresso pelos povos originários e tradicionais.

A carta também trata da “perda de decoro e a falta de responsabilidade por parte de algumas autoridades, especialmente do nosso Congresso Nacional”.

Também foram mencionados como destaques negativos o pagamento exorbitante de juros e amortizações da dívida, o enfraquecimento da ética e o aumento da corrupção na vida pública, a desigualdade social, o aumento da violência, especialmente o feminicídio e outros crimes motivados pela intolerância, além do uso de drogas e o crescimento de “economias ilícitas”.

- Continue lendo após o anúncio -

“Discursos de ódio, manipulação da verdade, violências, radicalismos ideológicos e interesses particulares não podem se sobrepor ao bem comum”, diz o documento assinado pelos arcebispos de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; de Goiânia (GO), dom João Justino; de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson –respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes da CNBB–; e pelo secretário-geral da CNBB, o bispo auxiliar de Brasília (DF) dom Ricardo Hoepers.

A instituição reafirma ainda o posicionamento contrário da Igreja Católica a qualquer iniciativa de legalização do aborto no Brasil e a defesa da vida desde a concepção.

Dentre os destaques positivos, são citados retirada de algumas tarifas norte-americanas sobre vários produtos brasileiros, a estabilidade da inflação e a realização da COP30, em Belém (PA).

A CNBB finaliza a carta defendendo a democracia como “patrimônio do povo brasileiro” que precisa de cuidado e promoção e deseja para o próximo ano a “paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante”.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/1102280/calhau', [300, 250], 'div-gpt-ad-1676059778060-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1676059778060-0'); });
https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/1102280/calhau', [300, 250], 'div-gpt-ad-1676489239337-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); googletag.enableServices(); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1676489239337-0'); });
https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/1102280/calhau', [300, 250], 'div-gpt-ad-1676489849713-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); googletag.enableServices(); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1676489849713-0'); });
https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/1102280/calhau', [300, 250], 'div-gpt-ad-1676489898509-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); googletag.enableServices(); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1676489898509-0'); });