- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Em reunião, prefeito Fabrício Oliveira demonstrou interesse em colocar em prática Borboleta de Menarca

Projeto da vereadora Juliana Pavan foi aprovado na Câmara e vetado pelo Executivo

A vereadora Juliana Pavan se reuniu nesta terça-feira (10) com o prefeito Fabrício Oliveira para discutir o projeto Borboleta de Menarca, que foi aprovado na Câmara de Vereadores e vetado pelo Executivo (relembre aqui). 

O Borboleta de Menarca visa distribuir absorventes em unidades de saúde e nas escolas com o objetivo de auxiliar meninas e mulheres que não tem acesso ao item, e objetiva ser também um programa que contempla ações de promoção de saúde e prevenção para as meninas nas escolas, com rodas de conversa sobre ISTs, prevenção à gravidez precoce e para que elas estejam preparadas para a mudança que acontece com a menarca [a primeira menstruação]. 

Segundo a vereadora, na reunião desta terça, o prefeito Fabrício, que já havia entrado em contato com ela para falar sobre o veto e dito que queria conversar pessoalmente a respeito do Borboleta, teria demonstrado interesse em aplicar o projeto. 

“Ele vê a importância do projeto, porém disse que precisa manter o veto porque senão abre precedente para que outros vereadores apresentem projetos que vão trazer custos para o benefício. Expliquei para ele que, desde o momento em que o veto se tornou público, muitas pessoas entraram em contato comigo lamentando, porque é uma ação muito importante para as meninas e mulheres de nossa cidade”, diz. 

- Publicidade -

Juliana salienta que o próprio Jurídico da Câmara de Vereadores se posicionou contra o veto, entendendo que ‘em relação a aspectos constitucionais e legais’ não há razão para o veto. 

“Levei a informação para o prefeito e ele disse que não sabia. Continuarei me posicionando contra o veto, porque queremos que o Borboleta de Menarca seja aplicado o quanto antes, o próprio prefeito disse que vai me procurar na próxima semana porque irão fazer um levantamento para saber o que precisam fazer para aplicar o projeto, como um levantamento socioeconômico e contato com as secretarias de Educação, Saúde e Inclusão Social”, explica. 

A vereadora lembra ainda que o objetivo é que o Borboleta de Menarca se torne algo fixo em Balneário e que não deixe de existir após o mandato de Fabrício Oliveira, passando de ‘prefeito para prefeito’.

“O prefeito disse ainda que como a ideia foi minha, evidentemente vou participar da construção do programa. Eu aproveitei e expliquei para ele a importância do nome original, Borboleta de Menarca, se manter”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -