O prazo para as escolas inscreverem os estudantes que serão candidatos nas eleições mirins 2023, por meio de formulário padrão anexo ao Edital 01/2023, e disponibilizado no portal da Câmara de Balneário Camboriú, começa nesta segunda-feira (4), e vai até o dia 29 deste mês.
Cada escola deverá apresentar no mínimo dois e no máximo nove candidatos. De acordo com o edital, se houver mais de nove candidatos, a unidade de ensino deverá realizar um processo seletivo interno para resguardar a igualdade entre todos os participantes.
As eleições para a próxima legislatura do Programa Vereador Mirim da Câmara de Balneário Camboriú tem 18 escolas inscritas (veja relação ao final da matéria).
Como serão eleitos 19 novos vereadores mirins, a vaga remanescente foi sorteada entre as unidades de ensino com mais de 300 alunos aptos a votar, conforme prevê o Edital 01/2023.
O sorteio público foi feito no programa Câmara Informa, da Rádio Câmara BC, desta terça-feira (29), e a vencedora foi o CEM Jardim Iate Clube. Desta forma, o educandário elegerá dois vereadores mirins, e as demais 17 escolas, um.
Eleições
As eleições mirins serão realizadas no dia 9 de novembro, e estão aptos a votar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas participantes do pleito.
Poderão se candidatar a vereadores mirins os alunos do 7º e do 8º ano do ensino fundamental.
Os estudantes eleitos serão conhecidos no dia 10 de novembro, e assumem o mandato em fevereiro de 2024.
Escolas inscritas
- CAIC Ayrton Senna da Silva
- CEM Alfredo Domingos da Silva
- CEM Ariribá
- CEM Dona Lili
- CEM Giovania de Almeida
- CEM Governador Ivo Silveira
- CEM Jardim Iate Clube
- CEM Nova Esperança
- CEM Presidente Médici
- CEM Professor Antônio Lúcio
- CEM Professor Armando Cesar Ghislandi
- CEM Taquaras
- CEM Tomaz Francisco Garcia
- CEM Vereador Santa
- Colégio Áster COC
- Colégio COC Unidade 03
- Colégio Margirus
- Liceu Catarinense