- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Lions Clube BC Centro recebe homenagem legislativa pelos 50 anos de fundação

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou sessão solene nesta quinta-feira (16), em homenagem aos 50 anos de fundação do Lions Clube Balneário Camboriú Centro.

(Foto Márcio Gonçalves)

A sessão foi proposta pelo vereador Eduardo Zanatta (PDT).

O Lions Clube Balneário Camboriú Centro foi fundado em 15 de setembro de 1971, e faz parte da Associação Internacional de Lions, que é uma força global voltada para o bem, com cerca de 1,4 milhão de associados que ajudam pessoas e melhoram comunidades em mais de 200 países e áreas geográficas.

- Publicidade -

Na solenidade, foi feita a entrega de uma placa de homenagem ao clube, recebida pela atual presidente, Magda Bez. 

Também houve a exibição de um vídeo produzido pelo clube sobre a sua história.

Além de Magda Bez e do vereador proponente, fizeram uso da palavra Aparecido Martins, governador do distrito LD – 5, Ano Leonístico 2021/2022; o presidente do Legislativo, Marcos Kurtz (Podemos); o ex-vereador Pedro Francez, associado ao Lions Clube Balneário Camboriú Centro, e outros parlamentares presentes à sessão.

Os vereadores Zanatta(E) e Marcos (D) com a presidente do Lions, Magda Bez (Foto Márcio Gonçalves)

Fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC

DISCURSO CAMARA VEREADORES

Boa noite,

Excelentissimo Vereador Marcos Augusto Kurtz Presidente desta casa, Vereador proponente da menção honrosa desta noite, excelentíssimos vereadores,  CL DG Aparecido Martins Governador do Distrito LD-5 em seus nomes peço licença para cumprimentar as autoridades e dirigentes, amigos e convidados presentes.

- Publicidade -

Cumprimento especial aos  associados dos Lions Clube de Balneário Camboriu Centro, os quais são os verdadeiros homenageados desta noite.

Trago presente,  que voces, vereadores,  caminham lado a lado,  nesta estrada cinquentenaria, com o Lions Balneario Camboriu Centro.  Digo isso,  pois foi atraves do Projeto de Lei Ordinária N.º 6/1976 que originou a LEI Nº 356 do mesmo ano que  autorizou a doação do terreno da rua 3700. Este fato não tenho dúvidas fortaleceu os leões daquela época e consolidou o movimento leonístico na cidade.

Em 2015 através do Projeto de Lei Ordinária N.º 110 de autoria do então Vereador PEDRO FRANCEZ  propôs  a instituição do DIA 15 de setembro o dia  MUNICIPAL DO LEONISMO, o que foi aprovado com a LEI Nº 3829 daquele ano. Ao nosso olhar, o ato foi  o reconhecimento do valoroso serviço voluntario e desinteressado desenvolvido na comunidade pelos clubes. E, não é por acaso essa data de 15 de setembro, pois é a data de fundação do Lions Balneario Camboriu Centro, pioneiro na cidade, sendo os outros 4 clubes, o LEO Clube e o Leaozinho nossos afilhados.

Em 2020, os entes públicos de Balneario Camboriu, numa visão de futuro e buscando otimizar a malha viária da cidade, desencadeia um volume de desapropriações e entre elas  esta o terreno da Rua 3700  recebido em doação em 1976.

Voces vereadores,  nos impulsionaram  a sair da zona de conforto da sede que nos encontrávamos há 45 anos. Em  julho de 2020 desocuparmos as instalações as pressas em decorrência dos  danos causados pelas intempéries climáticas, que não mais justificava reparos.

Fomos indenizados em outubro/2020 e de la para ca investimos esforços para identificar um local para nova sede, idealizar projetos para atender nossas demandas, identificar parceiros para compartilhar  espaços e continuarmos  nosso trabalho junto a comunidade e outros anfitriões para nos acolher nas reuniões de diretorias, assembleias e mais reuniões, presenciais e online, do jeito que é possível. Em resumo nos últimos 16 meses estamos pulando de  “ galho em galho” como no dito no popular. Mas, não paramos,  e como disse Martin Luter king, se não puder voar, corra. Senão puder correr ande, se não puder andar rasteje, mas continue e qualquer jeito…… e assim seguimos, no momento,  meio rastejantes.

Então, zelando pela continuidade dos trabalhos dos clubes de lions desta cidade e para melhor acomodar todas as ações praticadas,  ontem fizemos o lançamento da pedra fundamental da nova sede,  sobre o terreno já adquirido no bairro Nova esperança com os recursos recebidos pela desapropriação. No mesmo ato assinamos contrato com empresa para gestão da obra com prazo de conclusão em 12 meses. A  imagem do projeto da obra pode ser vista naquele bannner.

E assim, vocês oportunizaram para o movimento leonistico um novo marco neste cinquentenário,  não só renovar nossa casa, mas nossos propósitos e ideais de servir desinteressadamente.

Esta menção honrosa recebemos orgulhosamente entendendo ser o  reconhecimento do nosso trabalho, e  como ocorrido em 1976,  tenham certeza que cada companheiro leao, companheira leão e DDMM se sente igualmente honrado e motivado a continuar nesse movimento voluntario. Tal distinção é um grande incentivo rumo ao centenário.   

Agradeço, em nome do clube,  a cada vereador que passou e a cada um que hoje ocupada tão importante cadeira nesta casa,  pela parceria,  porque não concorremos e sim cooperamos para minimizar o sofrimento dos menos favorecidos.  Somos privilegiados e abençoados pelo lugar que ocupamos na sociedade e devemos retribuir sim.

Agradeço,  mas também tenho um pedido, muuuito especial  a voces que é a aprovação dos projetos de leis que tramitam nesta casa que trata da isenção das taxas e impostos para entidades sem fins lucrativos da nossa cidade. 

Nosso clube através do banco ortopedico assiste mensalmente mais de 90 idosos com o comodato de  cadeiras de rodas e materiais ortopédicos e mais de 500 crianças da rede municipal de ensino favorecidas com consultas e doação de óculos no cuidado de visão,  gratuitamente,  sendo a triagem tendo atingido mais de 12 mil alunos da rede municipal do ensino fundamental, isso nos últimos 4 anos.

Nós merecemos a isenção.  Porque  NOS SERVIMOS!!

Muito Obrigada!  Magda Bez

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -