- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Prefeito Fabrício destaca importância da Cúpula Mundial da Família em Balneário Camboriú

Foi a primeira vez que uma cidade catarinense sediou o evento da Organização Mundial da Família

O prefeito Fabrício Oliveira participou e palestrou na a Cúpula Mundial da Família 2023 (World Family Summit 2023), que aconteceu nesta semana em Balneário Camboriú, no Hotel Sibara Flat & Convenções. 

O evento aconteceu pela primeira vez em Santa Catarina, com a participação de mais de 80 delegações de países como Tunísia, Portugal, Líbano, Peru, Estados Unidos, Lituânia, Arábia Saudita, Croácia, China, Alemanha, Espanha, Grécia, Etiópia e Brasil. 

Divulgação/PMBC

Fabrício destacou que foi muito importante a realização em Balneário Camboriú, já que foi organizado pela World Family Organization (Organização Mundial da Família) e ainda pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR, em parceria com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, o Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Seção de ONGs, vinculados às Nações Unidas. 

“A UNITAR é a agência de pesquisas e eventos da ONU, que constrói políticas públicas e faz treinamentos. Foram espetaculares as manifestações de todas as delegações quando apresentei os projetos que temos em Balneário Camboriú. Foquei nos projetos voltados para as famílias, de desenvolvimento sustentável e humano, principalmente no cuidar das pessoas, em relação aos imigrantes, saúde mental, como os programas Abraço e a Casa da Família”, conta.

- Publicidade -

Segundo o prefeito, representantes da UNITAR declararam que não conhecem ‘nenhum lugar’ como Balneário Camboriú no Brasil, que tenha uma casa (Casa da Família) com apoio para pessoas em vulnerabilidade, seja no abuso contra a mulher, em prol dos idosos como também da saúde mental, apoiando quem possui ideações suicidas, depressão, ansiedade, etc. 

“Várias delegações já pediram para apresentarmos a Casa da Família para replicarem em seus países, como Tunísia, Qatar e a própria ONU, que pensa em fazer uma universidade para prefeitos para levar políticas públicas, e Balneário Camboriú foi convidada a participar”, acrescenta.

Ele completou que ficou ‘muito feliz’ por Balneário receber este evento.

 “Debatendo temas, com muitas delegações levando daqui realmente a impressão e desejo que o que fazemos em Balneário Camboriú possa ser replicado para o mundo”, pontua.

Visitantes na Casa da Família

O prefeito com Nikhil Seth e Deisi Kusztra, na Casa da Família (Divulgação/PMBC)

Nesta sexta-feira (16), integrantes de várias delegações que participam da Cúpula Mundial da Família em Balneário Camboriú, conheceram a Casa da Família.

Nikhil Seth, Diretor Executivo da UNITAR, Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, integrante da ONU na Cúpula Mundial da Família 2023, gostou do que viu. 

Ele disse que o modelo deveria ser adotado em todas as cidades, não só do Brasil como do mundo.

“É um exemplo que se mede pelo grau de felicidade das pessoas que aqui presencio. Porque não meço uma cidade por sua arquitetura, mas pelo grau de felicidade das pessoas que a habitam e muito poucas cidades me parecem tão felizes quanto Balneário Camboriú”, disse.

A presidente da Organização Mundial da Família, Deisi Kusztra, também destacou o trabalho ali desenvolvido. Ela convidou o prefeito Fabrício Oliveira para liderar a criação da Universidade de Prefeitos em Santa Catarina, uma ação da ONU que está na pauta nesta Cúpula.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -