- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereador John Lenon propõe criação de um Centro de Apoio às Famílias Atípicas em Camboriú

O vereador John Lenon Teodoro protocolou indicação ao governo municipal nesta sexta-feira (16), que sugere a criação de um Centro Municipal de Apoio às Famílias Atípicas, uma demanda que surgiu através da Plataforma Digital “Movimento Camboriú o Futuro é Agora” e que também foi reforçada junto ao vereador em suas caminhadas e visitas pelas comunidades, e por familiares e amigos de pessoas com TEA e TDAH.

Segundo o vereador a ideia é possibilitar através da criação de um espaço de aprendizagem, interação, suporte, terapia e apoio mútuo entre as próprias famílias com supervisão de profissionais vinculados a rede municipal de atuação nas diversas áreas.

“É importante destacar que as famílias atípicas frequentemente enfrentam desafios relacionados à discriminação, estigmatização e a falta de compreensão por parte da sociedade. Portanto, ouvindo as famílias, como a do Layon e Fabia dos Santos que possuem três filhos autistas de níveis diferentes e os profissionais que atuam nessa área, decidi propor a criação de uma rede de apoio justamente para promover atividades de defesa, suporte, terapias aos pais e conscientização da inclusão e da igualdade, em um espaço de apoio mútuo entre as famílias e sua conexão com as políticas públicas locais executadas pelo Poder Público”, disse John Lenon.

Layon Runy dos Santos e Fábia Rafaela dos Santos com os filhos Sarah Rosa, 8, Hellena, 5 e Paulo Gabriel, 2 anos (Foto Acervo Família Silva)

Família atípica é um conceito usado para se referir às famílias que possuem pessoas que apresentam alguma alteração no funcionamento cognitivo, neurológico ou comportamental (TEA, TDAH, Síndrome de Tourette, Dislexia, Depressão entre outros). 

- Publicidade -

Segundo Layon e Fabi que defendem e que inclusive contribuíram para essa iniciativa do vereador, caso essa proposição seja aceita pelo prefeito, o impacto será extremamente positivo para as famílias.

O vereador John Lenon já promoveu, em anos anteriores, audiências públicas sobre o tema relacionado e também é autor de diversas proposições legislativas e leis municipais em favor às famílias atípicas, fortalecendo a luta por medidas de apoio e garantia dos direitos das pessoas.

A indicação referente ao Centro de Apoio será submetida a leitura na Câmara Municipal na próxima sessão e seguirá ao Executivo para análise e realização da demanda apresentada pelo parlamentar.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -