Estará em votação nesta terça-feira na Câmara de Balneário Camboriú, projeto do vereador Samir Dawud (Cidadania), feito a pedido do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente-Coronel Rafael Vicente, que proíbe distribuir panfletos/propagandas no Boulevard Rogério Rosa (antigo Calçadão da Avenida Central).
“Eu gravei um vídeo ontem à tarde (segunda-feira) mostrando como é desagradável andar no Calçadão – em 10 minutos eu gravei o vídeo, as pessoas, as famílias, são ofendidas, porque não conseguem andar 10 passos sem ser abordado por alguém. Eu fiquei olhando, ninguém comprou com eles, absolutamente ninguém parou para entrar no bar, no restaurante, justamente porque já se cria uma repulsa àquele restaurante. Às vezes você quer entrar no restaurante e quando alguém fica te abordando, você não entra mais. Todas as pessoas que eu filmei, não entraram”, comentou o comandante.
“A ideia é que seja feito como é em Gramado, na Rua Coberta, onde se coloca um cardápio na frente do estabelecimento, fica um funcionário do lado do pedestal e explica o cardápio, a oferta do dia, enfim. É diferente de estar lá no meio do Calçadão, até na Avenida Brasil, puxando a pessoa. Quem fizer isso, o próprio local vai ser multado e a pessoa também vai ser multada”, imaginou o comandante.
Existe uma diferença entre o que o projeto propõe (proibir a distribuição de panfletos publicitários) e o que o comandante deseja que é impedir a abordagem de pessoas.
O vídeo gravado por ele mostra abordagem, não distribuição de panfletos.
A abordagem de turistas para oferecer produtos e serviços é uma prática antiga na cidade, em diversos locais, e uma lei que proiba isso apenas no Boulevard Rogério Rosa poderá gerar votos em contrário no Legislativo e levar à reprovação da proposta.
Na justificativa o vereador Samir alega que “a entrega de panfletos vem sendo utilizada como meio para a realização de atividades ilícitas, em especial o tráfico de drogas”, mas não há volume notável de ocorrências divulgadas pela PM desse tipo de crime naquele local.

