- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadores conheceram o Programa sobre o Rio Camboriú e aprovaram três projetos

O professor da Univali Marcus Polette apresentou o resultado do Programa Estuário do Rio Camboriú 2030, que visa a recuperação, revitalização, restauração e proteção do rio, e contempla ações como a criação de um sistema de indicadores de sustentabilidade para fins de gestão e governança ambiental, na Tribuna Livre do Legislativo, na sessão desta terça-feira (6). 

Tribuna Livre é o espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.

Ele também falou sobre  a próxima fase do Programa que deverá envolver três grandes etapas:  O programa de monitoramento do estuário e enseada; um programa de Educação Ambiental nas escolas em parceria com a Emasa e ainda compondo este programa de educação, um programa com os condôminos de Balneário Camboriú, buscando capacitar síndicos e condôminos sobre o uso da água e buscando também expor técnicas de economia de água. O mesmo será realizado com o setor hoteleiro e restaurantes; e a terceira etapa que compreende um Portal na forma de um Observatório de dados que será disponível para os tomadores de decisões e população em geral com um Sistema de Indicadores do estado do rio e da Enseada.

- Publicidade -

“É um programa que pretende ser desenvolvido nos próximos 10 anos com acompanhamento constante e cuja relação custo x benefício será enormemente positiva para o município é para todos os setores econômicos tais como o turismo, construção civil, setor imobiliário, comércio e serviços, os quais são dependentes da qualidade e quantidade de água  como recurso fundamental para o seu funcionamento. É um programa vital para a economia, bem como para a qualidade ambiental e bem-estar da população”, disse o coordenador do Programa.

Três projetos

O plenário da Câmara de Balneário Camboriú aprovou três projetos na sessão desta terça-feira (6), dois de autoria de vereadores e um do Poder Executivo.

Borboleta de Menarca

O Projeto 21/2021, da vereadora Juliana Pavan (PSDB), institui o Projeto Borboleta de Menarca como programa de prevenção a doenças e promoção da saúde da mulher no município. Ele estava na pauta da última sessão ordinária, no dia 23 de junho, mas teve a votação adiada a pedido da autora, com anuência do plenário, e assim voltou à pauta na sessão desta terça. Foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes, e segue para sanção do prefeito.

Divulgação de custos de publicidade de órgãos públicos

O Projeto de Lei Ordinária 93/2017, do vereador Elizeu Pereira (MDB), torna obrigatória a divulgação dos custos da publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas da administração pública direta, indireta e da Câmara Municipal do Município de Balneário Camboriú.

De acordo com a proposição, a publicidade referida, realizada diretamente pelo órgão público ou por meio da contratação de terceiros, por quaisquer meios de comunicação, deverá mencionar o valor total de seu custo ao erário. A menção, segundo o texto, “deverá ser clara e objetiva, de modo a propiciar a perfeita compreensão do público”, e “deverá ocorrer sempre ao final da comunicação, e, no caso de veiculação de forma televisionada, deverá constar na parte inferior da imagem ou texto, de forma legível e clara, durante toda a duração da mesma”.

O projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, e segue para sanção do prefeito.

Projetos do Poder Executivo

Foi igualmente aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes e segue para sanção do prefeito o Projeto de Lei Ordinária 90/2021, do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar junto ao orçamento municipal vigente, até a importância de R$ 400.000.00, remanejando recursos dentro do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- Publicidade -

Também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei Ordinária 93/2021 foi apresentado em primeira discussão. Ele altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 4.246/2019, que regulamenta a instalação e utilização de extensão móvel temporária de passeio público, através de plataformas com mobiliários urbanos, denominadas “parklets”.

Confira o relatório de votações aqui, e a relação das moções aprovadas, e da moção de pesar, pedidos de informações e indicações encaminhadas na reunião, completa aqui.

No domingo (4), o vereador Omar Tomalih (Podemos) fez a entrega de um título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, proposto pelo parlamentar e aprovado pelo plenário em 2020, ao senhor Natanael Nunes Paixão (Projeto de Decreto Legislativo 08/2020), na Igreja Bola de Neve de Balneário Camboriú.

fonte: Departamento de Comunicação Social e TV

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -