Os vereadores mirins visitaram nesta segunda-feira (7) uma propriedade rural do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú e a Estação de Tratamento de Água de Balneário Camboriú.
O Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) para auxiliar na conservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú, e incentiva proprietários rurais a adotar práticas sustentáveis de uso do solo para promover segurança hídrica, por meio do pagamento por serviços ambientais.

A propriedade visitada fica na localidade de Encantado, no interior de Camboriú, e nela os vereadores mirins puderam ver uma nascente do rio e uma área de vegetação recuperada.
A visita foi guiada por Rafaela Comparim Santos, engenheira ambiental da Emasa e coordenadora do Projeto Produtor de Água, e Clara Polli, estagiária do projeto.
De Camboriú, os mirins foram conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Camboriú, no Bairro dos Estados. O engenheiro ambiental Hilário Zornitta Júnior, operador de estação e responsável pelo programa de educação ambiental Jacamasa, foi quem apresentou a ETA ao grupo.
Uso de recursos naturais e bens públicos
A atividade desta segunda-feira foi organizada com o objetivo de desenvolver ações da Câmara Mirim relacionadas à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) e ao Movimento ODS, com foco no eixo “Uso de recursos naturais e bens públicos”.

A A3P é um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com órgãos públicos, do qual o Legislativo de Balneário Camboriú é participante.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Câmara de Balneário Camboriú é signatária do Movimento ODS Santa Catarina.
As visitas dos vereadores relacionam-se ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima; ODS 14 – Vida na Água e ODS 15 – Vida Terrestre.
Fonte – Assessoria de Comunicação CVBC