- Publicidade -
25.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadores mirins encerraram sua gestão nesta quinta

Os integrantes da 15ª Legislatura do Programa Vereador Mirim da Câmara de Balneário Camboriú fizeram sua última reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (16), no plenário Vereador Walter Eilers. 

(Foto Aldo Vicente)

Eles encerraram seu mandato que, excepcionalmente durou dois anos. Assumiram a gestão em fevereiro de 2020, mas devido à impossibilidade de realizar as eleições mirins no ano passado, em função da pandemia de Covid-19, tiveram o mandato prorrogado até dezembro deste ano.

No momento da tribuna livre, falaram o presidente do Legislativo, Marcos Kurtz (Podemos), e a vereadora Juliana Pavan (PSDB). Ambos ressaltaram a relevância do programa e a importância da participação dos jovens na política.

Na Ordem do Dia, foram votadas e aprovadas 17 indicações de autoria dos estudantes (leia a relação completa aqui). Após as votações, utilizaram a tribuna a conselheira legislativa mirim Lilian Dümes Bittencourt, o diretor do Programa Vereador Mirim, Jorge Luiz Valenga Filho, e o supervisor do programa, Márcio Gonçalves. Também foi feita a apresentação de um vídeo que mostrava algumas das ações da Câmara Mirim em 2021.

Agradecimentos e avaliações

Ao final da sessão, a tribuna foi aberta à manifestação dos jovens parlamentares, que foram unânimes em agradecer à direção do programa e às oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que ele gerou a todos. 

“Esse projeto só teve a agregar na minha vida, eu realmente só tenho a agradecer, foram dois anos de muito aprendizado”, disse Heloísa Ferreira de Souza (do CEM Governador Ivo Silveira), que foi presidente da Câmara Mirim no 2º semestre de 2020.

- Publicidade -

“Eu quero parabenizar mais uma vez esse projeto maravilhoso, que luta em prol da educação, em prol do desenvolvimento e da informação dos jovens”, destacou Maria Eduarda Labs de Lima (do Colégio Margirus), que foi presidente mirim no 1º semestre de 2021. 

“O programa mudou a vida de cada um aqui, ninguém vai sair igual a quando entrou. Eu me apaixonei pela política aqui dentro, e creio que outros também se apaixonaram”, afirmou Henrique Ewbank (Escola Bilíngue Semear), atual presidente.

O supervisor Márcio Gonçalves avalia que “o Programa Vereador Mirim superou as expectativas, mesmo com a pandemia, conseguimos realizar diversas atividades, com o apoio da presidência da Câmara Municipal. Os vereadores mirins foram todos engajados e comprometidos, e percebemos um avanço muito grande, tanto no programa, quanto no desenvolvimento dos estudantes”.

- Publicidade -

“Essa turma que passou é sensacional, trouxe muitas ideias relevantes de indicações. Quando a gente dá voz aos jovens, acabamos vendo um ponto de vista diferente do que estamos acostumados, e acredito que o programa oxigena a Câmara”, acrescenta o diretor Jorge Valenga.

Os próximos

Os 19 vereadores mirins da 16ª Legislatura foram eleitos em 11 de novembro, diplomados em 8 de dezembro e serão empossados em 17 de fevereiro de 2022, para um mandato de um ano.

Fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -