- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadores mirins encerraram sua gestão nesta quinta

Os integrantes da 15ª Legislatura do Programa Vereador Mirim da Câmara de Balneário Camboriú fizeram sua última reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (16), no plenário Vereador Walter Eilers. 

(Foto Aldo Vicente)

Eles encerraram seu mandato que, excepcionalmente durou dois anos. Assumiram a gestão em fevereiro de 2020, mas devido à impossibilidade de realizar as eleições mirins no ano passado, em função da pandemia de Covid-19, tiveram o mandato prorrogado até dezembro deste ano.

No momento da tribuna livre, falaram o presidente do Legislativo, Marcos Kurtz (Podemos), e a vereadora Juliana Pavan (PSDB). Ambos ressaltaram a relevância do programa e a importância da participação dos jovens na política.

- Publicidade -

Na Ordem do Dia, foram votadas e aprovadas 17 indicações de autoria dos estudantes (leia a relação completa aqui). Após as votações, utilizaram a tribuna a conselheira legislativa mirim Lilian Dümes Bittencourt, o diretor do Programa Vereador Mirim, Jorge Luiz Valenga Filho, e o supervisor do programa, Márcio Gonçalves. Também foi feita a apresentação de um vídeo que mostrava algumas das ações da Câmara Mirim em 2021.

Agradecimentos e avaliações

Ao final da sessão, a tribuna foi aberta à manifestação dos jovens parlamentares, que foram unânimes em agradecer à direção do programa e às oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que ele gerou a todos. 

“Esse projeto só teve a agregar na minha vida, eu realmente só tenho a agradecer, foram dois anos de muito aprendizado”, disse Heloísa Ferreira de Souza (do CEM Governador Ivo Silveira), que foi presidente da Câmara Mirim no 2º semestre de 2020.

“Eu quero parabenizar mais uma vez esse projeto maravilhoso, que luta em prol da educação, em prol do desenvolvimento e da informação dos jovens”, destacou Maria Eduarda Labs de Lima (do Colégio Margirus), que foi presidente mirim no 1º semestre de 2021. 

“O programa mudou a vida de cada um aqui, ninguém vai sair igual a quando entrou. Eu me apaixonei pela política aqui dentro, e creio que outros também se apaixonaram”, afirmou Henrique Ewbank (Escola Bilíngue Semear), atual presidente.

O supervisor Márcio Gonçalves avalia que “o Programa Vereador Mirim superou as expectativas, mesmo com a pandemia, conseguimos realizar diversas atividades, com o apoio da presidência da Câmara Municipal. Os vereadores mirins foram todos engajados e comprometidos, e percebemos um avanço muito grande, tanto no programa, quanto no desenvolvimento dos estudantes”.

“Essa turma que passou é sensacional, trouxe muitas ideias relevantes de indicações. Quando a gente dá voz aos jovens, acabamos vendo um ponto de vista diferente do que estamos acostumados, e acredito que o programa oxigena a Câmara”, acrescenta o diretor Jorge Valenga.

- Publicidade -

Os próximos

Os 19 vereadores mirins da 16ª Legislatura foram eleitos em 11 de novembro, diplomados em 8 de dezembro e serão empossados em 17 de fevereiro de 2022, para um mandato de um ano.

Fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -