- Publicidade -
- Publicidade -
19.1 C
Balneário Camboriú

Vereadores votam hoje projeto para uso de câmeras corporais individuais pela Guarda Municipal

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Após seis anos justiça reconhece inexistência de crimes por parte da Multimoney e de Duda Cunha

... lembrando que não houve sequer, salvo engano, autuação administrativa nem disciplinar do Banco Central contra a Multimoney e/ou seus gestores,propondo assim o MPF o arquivamento dos autos e do inquérito policial para os devidos fins.

En3vista com Secretário Carlos Humberto sobre o Plano Diretor de Balneário Camboriú

Ele concedeu entrevista aos jornalistas Marlise Schneider Cezar (Lisi); Nildo Teixeira de Melo Junior (Bola) e Waldemar Cezar Neto (Marzinho).

Guará-vermelho e duas Calopsitas nasceram no aquário em Balneário Camboriú

Filhote de Guará-vermelho Os exuberantes Guarás trazem um colorido ímpar para o habitat Mangue, onde convivem com capivaras e iguanas....
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Os vereadores de Balneário Camboriú votam nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Complementar 12/2022, do vereador Eduardo Zanatta, que trata do uso de câmeras corporais individuais pela Guarda Municipal da cidade.

O projeto vem dois meses depois da Polícia Militar de Santa Catarina optar por deixar de usar as câmeras corporais (relembre aqui).

O vereador Zanatta salienta que a PM deixar de usar as câmeras corporais é um ‘retrocesso’, mas que ‘segue a linha política’ do governo estadual, através do governador Jorginho Mello.

“Mesmo assim, espero aprovar aqui para a nossa Guarda. O projeto tem intuito de aproximar a GM da comunidade, dar mais transparência nas ações e proteger os agentes de segurança de falsas acusações, inclusive há estudos que comprovam que o abuso do uso de força teria sido reduzido em 61% desde que a PM começou a usar as câmeras, e o governador Jorginho fez um enorme retrocesso com o fim do projeto, algo que era modelo no Brasil e até em outros países. Há 25 grandes países que utilizam dessa tecnologia”, diz.

Zanatta aponta ainda que em países como o Estados Unidos até os veículos dos oficiais são monitorados por câmeras. Ele lembra que já houve um caso em Balneário Camboriú onde moradores teriam acusado guardas em uma viatura de agredirem um morador do Bairro dos Municípios e, se tivesse câmera nas viaturas e/ou nos guardas, já daria para saber na hora o que aconteceu.

“Ou seja, as câmeras protegem os guardas e dão mais transparência. O projeto já foi para a primeira discussão, pediram vista duas vezes, todas as dúvidas foram sanadas. Os vereadores ficaram com receio de quem teria acesso às imagens, sendo que fica claro no projeto que as imagens ficam em banco de dados da própria Secretaria, e só são acessadas caso necessário. Espero que seja aprovado, e que a maioria dos vereadores tenha consciência que precisamos avançar nisso – eu percebo que a maioria aprova”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas