Todos os anos o jornal Página 3 publica uma retrospectiva do ano, lembrando o trabalho de sindicatos, associações, secretarias do Poder Executivo, instituições beneficentes, trabalhos legislativo e das melhores imagens captadas por profissionais ou amadores da fotografia.
Sandra Mara Luchtenberg, diretora da APAE

Principais realizações 2023
“O ano de 2023 foi um ano bom para nossa entidade, continuamos com a obra do nosso prédio de 4 andares em frente à atual sede da APAE que deu início em 2022. Este prédio acomodará cerca de 80 crianças e adolescentes, que atualmente são atendidos em uma casa alugada próxima a APAE.
Quanto aos atendimentos podemos fechar com saldo positivo, os 244 educandos de 2 meses a 80 anos tiveram várias atividades e atendimentos nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.Agradecemos a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra colaboraram com a APAE, em especial ao Jornal Página 3 que já é nosso parceiro há muitos anos”.
Prioridade 2024
“Para o ano de 2024 nossa prioridade é finalizar a tão sonhada obra, já protocolamos junto ao governo do estado um termo aditivo para receber o saldo de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), para finalizar, pois infelizmente a obra encontra-se parada, contamos com o governador Jorginho Melo para liberar este valor já no início de 2024”.

Marisa Schmidt Kuehne, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú

Principais realizações 2023

- Chá beneficente realizado em maio, no Clube Ariribá, com a presença de 700 pessoas. Na ocasião arrecadamos fundos para o custeio de nossas atividades direcionadas a toda a população feminina de Balneário Camboriú.
- Outubro Rosa é uma campanha de intensificação sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama e colo uterino, através de atividades educativas como a realização de palestras, totalizando 50, em diversos ambientes, como escolas, empresas privadas, obras de várias construtoras, igreja e etc. atingindo aproximadamente um público de 1.670 pessoas.
- Grupo de Apoio Amor Maior é onde disponibilizamos diversos atendimentos destinados as pacientes oncológicas, dentre esses atendimentos estão as atividades multiprofissionais como: nutricionista, psicólogas, oncologistas, fisioterapia e várias terapias integrativas. Todas realizadas por profissionais da área.
Prioridade 2024
Dar continuidade com a nossa missão prestando um atendimento de excelência em relação a prevenção do câncer de mama e colo uterino; e oferecendo um acolhimento humanizado a todas que necessitam de apoio ao serem diagnosticadas.

Elis Busanello, presidente da Escola de Cães-Guias Helen Keller

Principais realizações 2023

- A gestão profissional, com padronizações nas rotinas, contabilidade e documentações em dia, o que, além de ser o correto, rendeu a conquista da doação de produtos de Receita Federal, por ter sido o melhor projeto que eles receberam este ano;
- A expansão dos relacionamentos com órgãos públicos e empresas privadas, resultando em parcerias com marcas consolidadas como Unimed, Portonave, Havan, Fort, LinceTech, Dalpet, PetCare, Krater e Outlet Porto Belo, adesão à causa;
- A efetivação da inclusão dos cães de assistência, nos apoio às demandas sociais; A entrega de cães-guias e cães de assistência para apoio à famílias onde tem pessoas com TEA, e os cães que apoiam coletivamente, em instituições como AAPD, AMA, APAE, lares de idosos, escolas, creches, secretaria de saúde e hospital.
Prioridade 2024
“Em 2024, a Escola HKeller pretende implantar o curso de Braille, gratuitamente, à comunidade de Balneário Camboriú e região, podendo receber alunos a partir de 8 anos. Continuará apoiando o desenvolvimento dos profissionais e terá ampliação de sua equipe de treinadores e instrutores de cães-guias e, de profissionais dedicados à IAA – Intervenção Assistida por Animais; e com o apoio do prefeito Fabrício Oliveira e sua equipe, a Escola HKeller espera implantar uma pista de treinamento outdoor, que será muito útil para a capacitação dos cães e, vai contribuir para que Balneário Camboriú seja cada vez mais conhecida, como a cidade mais inclusiva do Brasil”.
Patrícia Debrassi, diretora da ONG Viva Bicho

Principais realizações 2023


- Até novembro deste ano foram acolhidos na ONG mais de mil animais, dos quais mais de 650 foram adotados; vivem no abrigo atualmente cerca de 600 cães e gatos;
- Mais de 500 castrações foram realizadas;
- Mais de 250 animais foram atendidos em emergências.
Prioridade 2024
“Nossa prioridade é diminuir o abandono de animais, fazer 1000 adoções e assim reduzir o número de animais abrigados de 600 para 300 e também reformar pelo menos 150 recintos para melhor abrigar os animais (consertar telhados, paredes, portões, telhas, muro, encanamento de água e esgoto)”.
Cátia Franzoi, fundadora e coordenadora da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos do Autista)

Principais realizações 2023

- A realização de cerca de 24.591 atendimentos aos usuários e suas famílias, com a equipe multidisciplinar e a continuidade do projeto Itinerante nas escolas municipais, através do qual desenvolvemos uma capacitação com os quase 3 mil professores da rede municipal em parceria com a Secretaria de Educação/BC.
- A implantação do PDI, Projeto de Desenvolvimento Integrado, que oferece além do atendimento individual, clínico, também o atendimento em grupo.
- O Projeto Oficinas, com o grupo de jovens onde fomos contemplados através de edital com a parceria do Instituto Rogério Rosa que nos trouxe a oportunidade de realizar o Projeto Estampando Oportunidades, que trouxe um novo caminho para os objetos de encaminhamento de nossos jovens ao mercado de trabalho.
Prioridade 2024
“Esse ano promete, a inauguração da sede própria que será em meados de fevereiro e a reforma da casa da Alvin Bauer que será nosso centro de avaliação e estimulação precoce, onde já foi feita a indicação do estado para nos auxiliar na reforma deste espaço”.
Wilson Reginatto Junior, Mobilizador de Recursos da Associação Amor pra Down

Principais realizações 2023

- A construção do Centro Regional de referência em Síndrome de Down, em andamento em Itajaí, investimento de R$ 1.800.000,00 do governo do Estado com a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE. São 700 m² que possibilitarão ampliar as vagas de atendimento e oferecer novos serviços.
- O projeto dos Atendentes Eficientes em parceria com o Instituto Rogério Rosa – IRR, Centro de Eventos BC e a empresa Única de Curitiba/PR. Esse projeto permitiu que 17 jovens iniciassem sua inserção no mercado de trabalho nos eventos que acontecem no Expocentro
- A conquista do selo Doar. O selo é um certificado de qualidade e transparência das organizações. Este é o primeiro Selo brasileiro para o setor. Inspirado em selos similares ao redor do mundo. São 52 critérios divididos entre aspectos de Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de contas e Transparência. A Amor pra Down conseguiu atender 48 critérios e por isso recebeu o selo A+
Prioridade 2024
“A inauguração do Centro Regional de Referência em Síndrome de Down, além da abertura da filial de Itapema e ampliar oferta de mais serviços para as crianças e jovens, mais a criação do grupo de socialização que tem o objetivo de saídas dos jovens e adultos para se divertirem e conhecerem novas pessoas”.
Evandro Prezzi, presidente da AFADEFI (Associação de Apoio às Famílias de Defícientes Físicos)

Principais realizações 2023

- Participações em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, com excelentes resultados, em várias modalidades, entre eles, medalha de bronze da atleta Allana Maschio, no Parapan- americano, realizado no Chile, além de recordes nacionais no atletismo, com as atletas Brenda e Carol. O técnico da Afadefi Caique Rovigo conquistou o título de melhor treinador do Campeonato Brasileiro;
- Mais de 5 mil atendimentos clínicos com associados foram realizados pela equipe multidisciplinar;
- Foram realizados diversos passeios proporcionando aos associados a oportunidade de conhecer e viver novas experiências e também foram realizados sete grupos de apoio aos associados e famílias.
Prioridade para 2024
“Vamos dar todo suporte às pessoas com deficiência e buscar recursos financeiros para novos projetos”.