Até março de 2023, as obras de instalação da rede de esgotos, nas praias do Estaleiro e do Estaleirinho deverão terminar e então Balneário Camboriú alcançará 100% de cobertura, o que somará preciosos pontos à vigilância das questões ambientais.
A recuperação dos rios, principalmente o Marambaia, em andamento, é mais um fator agregador à qualidade de vida que o município persegue e precisa oferecer como polo turístico que é. Assim como a fiscalização das ligações irregulares que deve continuar com força total.
Tudo isso, no entanto, precisa do convencimento dos moradores. Enquanto continuarem se livrando de móveis despejando-os em rios e canais ou enquanto continuarem jogando o lixo que produzem na calçada do vizinho ou em terrenos baldios, não tem como alcançar êxito ambiental.
Nesta reportagem a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado e o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber destacam as principais conquistas de 2022 e os objetivos para 2023.
Acompanhe:
Maria Heloisa Lenzi Furtado, secretária do Meio Ambiente (Semam)
As principais conquistas 2022
São muitas conquistas ao longo do ano de 2022. Tantas que parece que o ano passou rápido demais. Avançamos em muitas ações importantes de preservação ambiental como realizar o corte das espécies exóticas invasoras nas restingas da APA, fazer a limpeza dos costões e iniciar o projeto piloto de plantio de restinga na Praia Central.
Mas creio que as mais significativas são:
- O reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos através de premiações estaduais e nacionais como o Ranking Connect Smart Cities e o Cidades Excelentes, onde Balneário Camboriú é a número 1 do país no Eixo Meio Ambiente.
- A conquista da certificação Internacional Bandeira Azul pela quinta temporada consecutiva para as Praias de Estaleiro e Estaleirinho e a estreia da linda Praia de Taquaras.
- O ingresso da nova equipe técnica que marca o início do licenciamento ambiental municipal que irá modificar e ampliar consideravelmente os trabalhos da Semam.
As principais metas para 2023
Para 2023, por óbvio, a meta principal é manter a qualidade e a seriedade no atendimento das demandas para que possamos unir o desenvolvimento econômico que a cidade possui com a sustentabilidade ambiental, mas, novos projetos também estão no planejamento.
O Diagnóstico da Arborização Urbana, que iniciou no final de novembro com entrega prevista para março, será o principal passo para ampliar e melhorar a Gestão da Arborização Urbana de Balneário Camboriú. A partir deste diagnóstico iremos fazer o plano de ação para o manejo necessário nas árvores que precisam de remediação e também para fazer o plantio de novas mudas, ampliando a arborização da cidade.
Outra meta importante é a operação do Centro de Valorização de Materiais (CVM) que tem entrega prevista para o primeiro semestre. Com a operação do CVM teremos melhorias consideráveis na Gestão de Resíduos, pois daremos aos catadores de materiais recicláveis, mais oportunidades e dignidade na realização do trabalho em um ambiente controlado, salubre e seguro.
A ampliação da coleta seletiva é uma meta que toda sociedade de Balneário Camboriú precisa nos ajudar a conquistar.
Por último e tão importante, iniciar a recuperação ambiental da Praia de Laranjeiras com a implantação de decks, passarelas e recuperação da vegetação de restinga.
Douglas Costa Beber, diretor geral da Emasa
As 3 principais conquistas em 2022
1. Melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) – Substituição Calha Parshall
Essa obra foi para melhoria e modernização do sistema de tratamento de água, visando mais qualidade na água tratada e distribuída à população.
A calha Parshall é um dispositivo usado para medição de vazão de forma contínua nas vazões de entrada e saída de água, que aumenta a eficiência atual, podendo chegar até 1.400 L/S, o que permite maior eficiência ao operar vazões mais altas no auge do verão.
2. Obra Rio das Ostras
Mesmo sem estar 100% concluída, a obra de readequação, dragagem e limpeza do Rio das Ostras, já mostrou grandes resultados. Qualquer chuva que dava, o rio saía da calha.
Com esta obra e a colocação de novas pontes, o problema foi resolvido, proporcionando segurança e qualidade de vida para as famílias que moram na Região Sul.
Dividida em duas etapas, a obra era uma antiga reivindicação dos moradores do local.
A primeira etapa da obra foi concluída em 2021, e contou com a limpeza, dragagem, instalação de muretas de contenção e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica, que possibilitaram um melhor escoamento de toda a água, evitando transtornos.
O investimento foi de R$ 5,5 milhões dos cofres públicos.
O trecho que ainda não foi readequado é o do final do Rio das Ostras, na região de mangue, no bairro da Barra, onde a Emasa aguarda autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para completar a obra em sua totalidade.
3. Premiações recebidas pelo Município no eixo: Meio Ambiente e Sustentabilidade, com participação direta da Emasa nas ações.
Passando por avaliações externas, de órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais, Balneário Camboriú é destaque nos indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental, com diversas premiações: Ranking Connected Smart Cities; IEGM TSE SC; Programa Bandeira Azul; Lixo Fora D’Água; Prêmio Band Cidades Excelentes.
Esses prêmios também são resultado das ações em conjunto com a Emasa voltadas ao cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade e a preservação da nossa cidade.
Entre elas, a implantação da rede de esgoto em toda a cidade, nos tornamos destaque como uma das cidades mais saneadas do país, evitando que nossas águas sejam poluídas.
Além disso, promovemos a fiscalização de ligações irregulares, melhorando a Estação de Tratamento de Esgoto; obras de recuperação de rios, como o Rio das Ostras e a dragagem do Rio Marambaia para que ele volte a ter vida.
As três principais metas para 2023?
1. Universalização Saneamento – 100% cobertura rede coletora de esgoto
Balneário Camboriú caminha rumo à universalização do saneamento, com 100% de cobertura de rede coletora em todos os bairros da cidade, faltando apenas Estaleiro e Estaleirinho, que estão com obras em andamento.
A previsão é concluir até março de 2023. Cumprindo assim, muito antes do prazo, o objetivo do Marco Legal do Saneamento que é até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto.
2. Finalização dragagem Rio Marambaia
A primeira etapa da obra de dragagem do Rio Marambaia foi concluída em novembro e atingiu volume dragado previsto em contrato: 6.000m³. Porém, mesmo com os estudos anteriores, foi verificado a necessidade de retirar um pouco mais de sedimento, inclusive em partes de difícil acesso com a draga. De acordo com os técnicos, já é possível observar uma melhora na cor da água e odor, mas ainda não em sua totalidade. Então a meta é concluir em 2023.
3. Melhorias ETE
Sem dúvida, uma importante meta para 2023, é finalizar a obra de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para modernizar e corrigir um problema na lagoa de aeração – principal unidade da etapa do tratamento biológico dos efluentes.
A obra iniciou em março de 2022, mas infelizmente apresentou um problema, mesmo seguindo exatamente o projeto e não conseguimos concluir no prazo previsto, que era antes da temporada.
A obra está suspensa temporariamente, e passa por análise técnica. A medida foi necessária, pois na fase de ensaios do enchimento da lagoa, uma das últimas etapas da obra, observou-se o surgimento de gases com a formação de bolhas nas novas mantas geotêxtil e geomembranas instaladas.
Com isso, a diretoria e técnicos da Emasa e da empresa executora da obra, se reuniram com profissionais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) na regional de Itajaí, para relatar o problema e juntos, buscar uma solução.
Em virtude do ocorrido e com anuência do IMA, o prazo para conclusão foi prorrogado.
Neste período em obras, o tratamento de esgoto da cidade continua, porém, o sistema operacional apresenta menor eficiência, comparado aos habituais 95% em que a ETE opera.