- Publicidade -
- Publicidade -
19.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco chama a atenção para público jovem 

O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta sexta-feira, 31 de maio, vai trabalhar a conscientização sobre o consumo de dispositivos eletrônicos por crianças e jovens. 

A campanha lançada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) nesta quarta-feira (29) traz o tema “Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco”, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é alertar para os perigos desses produtos, que são altamente nocivos para a saúde e causam dependência cada vez mais cedo.

A campanha quer despertar uma mudança de comportamento e proteger os jovens dos perigos que o uso do tabaco traz.

Com base na última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, 16,8% de estudantes de 13 a 17 anos já tinham provado o cigarro eletrônico.

‘Conscientizar para evitar essa armadilha’, diz pneumologista

O pneumologista Olivo Neto (Divulgação)

Pedro Olivo Netto, médico pneumologista do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, destaca a urgência da questão. 

“Sabemos que hoje os jovens podem começar usando dispositivos eletrônicos, que já são muito prejudiciais para a saúde, e têm um risco maior de se tornarem tabagistas na vida adulta. Precisamos trabalhar muito na conscientização para evitar essa armadilha, que traz muitos prejuízos para a saúde”, afirma o médico.

O impacto do tabaco na saúde global é devastador. Anualmente, é responsável por 8 milhões de mortes no mundo, incluindo 1 milhão nas Américas. Ele está associado a um número significativo de doenças, como enfisema pulmonar, bronquite, acidente vascular encefálico, osteoporose, câncer em diversas partes do organismo e doenças cardiovasculares. 

“Por conta disso, as pessoas que fumam devem parar de fumar”, completa o médico.

O tratamento para parar de fumar é individualizado, dependendo da necessidade de cada pessoa.  Ele pode ser feito através do aconselhamento médico nas consultas, medicações que podem auxiliar no processo ou em grupos, por exemplo.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -