- Publicidade -
- Publicidade -
27.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Ambulatório de Neurologia de Balneário Camboriú atende mais de 100 pacientes por mês

Equipe foi premiada em congresso internacional

O Ambulatório de Neurologia, que fica no Centro Municipal de Diagnose e Imagem, na Rua Angelina, anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso atende mensalmente 100 pacientes, com casos de queixas de memória, demência, Alzheimer, Parkinson, enxaqueca, epilepsia, etc. 

A equipe que lá atua foi destaque recentemente no Brain, Behavior and Emotions 2023, congresso internacional que busca soluções para o tratamento das doenças mentais e neurodegenerativas, que ocorreu em Florianópolis. 

O médico Marcelo Zalli é o responsável pelo Ambulatório de Neurologia de Balneário Camboriú e conta que o município, em parceria com alunos de Medicina da Univali, receberam o prêmio Jovem pesquisador. 

- Publicidade -

A pesquisa vencedora do prêmio, intitulada “Perfil epidemiológico de pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer no serviço público de Neurogeriatria em uma cidade no sul do Brasil”, foi realizada no Núcleo de Atenção ao Idoso de Balneário Camboriú. 

O projeto e o atendimento aos pacientes foram desenvolvidos pelos acadêmicos Matheus Gonçalves Porto, Gabriela Vequi, Bruno Luiz Rodrigues, Rafael Bertoldi Torres, com a orientação e monitoramento do Dr. Marcelo. 

A pesquisa também contou com a colaboração de Amanda Aquino Pereira e Ana Flávia Barni.

Ao todo, foram avaliados 742 prontuários de idosos com síndrome demencial. Cerca de 64,95% tinham diagnóstico de doença de Alzheimer, 16,98% de demência vascular, 4,85% de demência mista, 8,89% de demência relacionada ao parkinsonismo, 3,09% de demência frontotemporal e 1,21% tinham outras demências ou não tinham diagnóstico confirmado. 

“O Ambulatório pertence a Balneário, com atuação dos acadêmicos da Univali, onde eu sou professor. Nós desenvolvemos projetos científicos e um desses foi feito com casuística dos pacientes da prefeitura de Balneário Camboriú e foi premiado, inclusive com menção honrosa. Além disso, houve outro projeto nosso, que comprova a eficácia da meditação na melhora da performance nos estudos, que recebeu o prêmio Jovem Pesquisador e menção honrosa. Foi um projeto inédito no Sul do país, ambos muito bacanas e ficamos muito felizes”, conta.

Zalli explicou que o Ambulatório é focado em patologias neurológicas (casos de queixas de memória, demência alzheimer, parkinson, enxaqueca, epilepsia, etc.) e quem atende são os monitores, com apoio dos médicos, com atendimento semanal de cerca de 30 pacientes, totalizando mais de 100/mês. 

“Tem fila, mas atendemos a todos por ser ambulatório especializado da prefeitura, inclusive temos conseguido zerar a fila nos últimos tempos. Vale destacar que, além de ser um atendimento especializado para a comunidade, é um atendimento de referência e qualidade, onde os casos são discutidos, é referência também para ensino, e com devolução para a comunidade através da pesquisa acadêmica, com pacientes que atendemos, elevando a ciência no nosso Estado”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -