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Prefeitura de Balneário Camboriú lança consulta médica via WhatsApp para pacientes com sintomas leves

Secretário da Saúde diz que a iniciativa representa um marco na saúde pública do município

Balneário Camboriú lançou nesta segunda-feira (15) o projeto ‘BC+Saúde’, que promete consulta médica de forma online e gratuita. A telemedicina é parte da modernização da saúde de Balneário Camboriú. Por enquanto, a proposta é que o projeto siga até fevereiro, período em que as filas que já são grandes, tornam-se maiores, por causa do movimento no litoral.

O secretário de Saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, definiu como um grande avanço.

“É um marco na saúde esse novo momento que estamos iniciando. Estas mudanças que vão ocorrer e a medicina é a primeira delas, trazendo a tecnologia para dentro da saúde pública”, disse.

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O prefeito Fabrício Oliveira afirmou que o BC+Saúde vai aliviar as salas de urgência e emergência, que ficarão livres para casos graves.

“Dessa forma, o Pronto Atendimento presencial será utilizado por quem realmente precisa de cuidados urgentes”, disse.

Consultas leves poderão ser feitas via online a partir desta segunda-feira (15).

“A telemedicina vai dar conforto e prioridade ao atendimento e a pessoa vai ligar da sua casa para o 0800 ou fazer escaneamento do QrCode e cair direto em uma sala de espera do consultório médico. O atendimento será mais rápido, sem precisar sair de casa, de madrugada porque o filho está com febre alta. Mas voltou a destacar: esse atendimento é para consultas leves. Quando o paciente ligar e o médico vê que trata-se de um caso mais grave, ele já encaminha para atendimento presencial em uma UPA, PA ou PS do Ruth Cardoso”, explicou Tomalih.

Consultas estão disponíveis

Para que haja a consulta, o paciente deve fazer a conexão de um dispositivo com câmera frontal e acesso à internet. Durante a primeira fase da implantação do sistema de telemedicina pela Secretaria de Saúde, que seguirá até o mês de fevereiro, estarão 100% disponíveis ao público. 

O primeiro passo do atendimento é a triagem, seguindo os mesmos moldes da presencial, como acontece em unidades como Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações. 

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A pessoa deve descrever seus sintomas e, em seguida, é encaminhada para uma fila de espera virtual e interativa. Nela, o paciente será capaz de saber quantas pessoas estão em sua frente. 

A expectativa é de que o tempo de espera seja inferior aos dos pronto atendimentos presenciais para aqueles pacientes classificados nas cores verde e azul de prioridade (segundo dados recentes da UPA e PA, o tempo de espera pode demorar por conta da temporada, podendo chegar a 3h40). 

Para acessar a consulta online basta contatar o número de WhatsApp 0800 888 6556.

Saiba mais sobre a telemedicina

A telemedicina faz parte de um processo de modernização da Saúde em Balneário Camboriú, que iniciou com a implantação de um sistema integrado da rede de Saúde, garantindo prontuários médicos online e integração com outras secretarias do município, como Educação e Inclusão Social.

A expectativa é de que este sistema também sirva de porta de entrada para que pacientes consigam agendar consultas médicas de forma online. Para as consultas, o investimento gira em torno dos R$ 170 mil por mês.


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