- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú recebeu 1.090 doses da vacina Oxford nesta quarta-feira

Na primeira semana, 1.192 pessoas foram imunizadas na cidade

Balneário Camboriú recebeu 1.090 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na manhã desta quarta-feira (27). Há uma semana (dia 19) o município havia recebido a primeira remessa com 1.460 doses da Coronavac. Desde então, a Secretaria de Saúde segue vacinando os grupos prioritários desta primeira fase da imunização contra o Covid-19. Até o final da tarde de terça-feira (26), 1.192 pessoas, entre profissionais da saúde, idosos e colaboradores de instituições de longa permanência (como asilos e clínicas) haviam sido vacinados. Ao total, somente de profissionais de saúde que precisam ser imunizados, são 3.054 pessoas, segundo a prefeitura.

Novas doses são para profissionais da saúde

As 1.090 doses da vacina da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz, distribuídas através do Governo do Estado, serão destinadas ao primeiro grupo prioritário de imunização, que são os profissionais de saúde da linha de frente. 

A expectativa é que cheguem doses semanalmente, mas ainda não é possível saber se essa previsão se confirmará. 

- Publicidade -

Ainda não foi confirmada a data de início da vacinação de idosos que não são residentes de clínicas e/ou instituições de longa duração, como asilos, porque isso está condicionado à chegada de novas doses e também da finalização da imunização dos profissionais da saúde. Mesmo com a conclusão dessa fase, Balneário precisará aguardar orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina sobre o início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Segundo o Governo do Estado, essa segunda fase será definida assim que um quantitativo suficiente de doses da vacina contra a Covid-19 seja encaminhado pelo Ministério da Saúde.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, destacou na segunda-feira (25) que a meta é vacinar a totalidade dos trabalhadores da saúde com as primeiras doses de vacina. 

“Assim que uma quantidade suficiente de doses for encaminhada pelo Ministério da Saúde, iniciaremos a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, que prevê a vacinação da população idosa (acima de 60 anos) e os portadores de comorbidades. Portanto, os demais grupos prioritários devem aguardar o chamado das Secretarias Municipais de Saúde para se vacinarem no momento adequado”, disse.

Quem já foi vacinado

Até o final da tarde de terça-feira (26), 1.192 pessoas haviam sido vacinadas em Balneário Camboriú. Além dos idosos de instituições como a Associação São Vicente de Paula e da Pousada Geriátrica Vila Europa, as equipes da Secretaria de Saúde de Balneário estão vacinando os profissionais que atuam no Hospital Municipal Ruth Cardoso, Unimed, Hospital do Coração, UTIs (tanto Covid quanto a normal), clínica médica Covid, pronto-atendimento Covid e não-Covid, pronto-atendimento infantil, SAMU, laboratório de coleta Covid, Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações. Segundo a prefeitura, as equipes da Saúde estão indo nos plantões dos médicos, para conseguir vacinar a todos sem gerar aglomerações.

A segunda dose da vacina para quem já recebeu a primeira está garantida, segundo informou a secretária da Saúde, Leila Crócomo, porque o governo do Estado reservou as doses para esta etapa e enviará aos municípios no momento certo.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -