A Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú registrou um forte aumento no número de casos de Covid-19 nesta quarta-feira (16): 43 novos casos. Nas últimas semanas, apesar de haver registros diários, nunca chegaram a 10 casos/dia. No feriado desta terça-feira (15), por exemplo, foram registrados apenas 4 novos casos.
A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo disse que o aumento de casos se deve à nova variante BQ.1, de fácil transmissão e com sintomas leves, embora não seja letal.
“As pessoas estão procurando a testagem três vezes mais do que na semana passada. Por causa desse aumento, é importante manter o esquema de vacinas completo e os cuidados de higiene das mãos, etiqueta da tosse, protegendo boca e nariz e em caso de sintomas procurar uma unidade de saúde”, recomendou a secretária.
A diretora de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo, adiantou em entrevista ao Página 3 na semana passada que esperava por esse ‘salto’ no aumento de casos em Balneário Camboriú.
“Tivemos dias mais frios, pessoas mais expostas, viajando e também testando novamente. As pessoas estão novamente preocupadas e hoje (16) já tivemos um aumento considerável de pessoas procurando para completar os esquemas vacinais”, afirmou Adriana.
Números
Com os 43 novos casos confirmados de Coronavírus, Balneário chega a 35.280 casos, sendo que 34.741 destes (98,5%) estão recuperados e receberam alta.
Permanecem em tratamento 35 pacientes, sendo 27 em domicílio e oito internados. Até o momento, foram registrados 504 óbitos por Covid-19 em Balneário Camboriú.
Vacinas
Balneário Camboriú já aplicou 335.615 doses da vacina contra Covid-19. Destas, 125.949 são da primeira dose, 122.264 são da segunda dose, 63.467 são terceira dose, 19.041 são quarta dose e 4.894 são de dose única.
A vacina disponível no Posto Central para primeira dose é a Pfizer (para adultos e crianças).
Nos demais postos, a vacina Astrazeneca somente para Reforço.
A Secretaria de Saúde segue esperando reposição da vacina Coronovac, que foi anunciada pelo governo do Estado para chegar nesta quarta-feira (16).
O telefone (47) 3261-6243 está disponível para tirar dúvidas a respeito da vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.