A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) promove mutirões de combate à dengue nos 11 municípios, nesta quarta-feira (31).
Em Balneário Camboriú o mutirão vai acontecer no Bairro dos Municípios, das 8h30 às 11h30, em um esforço conjunto das secretarias da Saúde, Obras e Defesa Civil.
Segundo a Secretaria da Saúde, os agentes da Vigilância Ambiental começarão na Quinta Avenida, esquina com a Rua Blumenau, vistoriando e informando os moradores sobre a importância da prevenção.
Números BC
De acordo com números da Vigilância Ambiental, Balneário Camboriú tem atualmente 3.460 casos, dos quais 3.076 autóctones (contraídos dentro do município); 189 indeterminados, 7 importados, 188 Positivos em investigação de LPI e 4 óbitos. Tem um caso importado de Chikungunya.
O secretário de Saúde, Omar Tomalih disse que a mobilização da Amfri vem para colaborar com todas as ações que o Município já vem promovendo para o combate ao Aedes aegypti, como o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, conscientização nas escolas e orientações em obras pela cidade.
Prevenção
A principal maneira de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito, mantendo plantas sem pratos ou colocar areia, calhas limpas e niveladas, lajes secas, caixas de água fechadas ou teladas, ralos desobstruídos e limpos; guardar garrafas com o gargalo para baixo, acondicionar pneus em locais secos e cobertos. O uso do repelente também ajuda na prevenção da doença.
Sintomas
Os principais sintomas são: dores musculares, dores atrás dos olhos, cansaço, dores nas articulações e nos músculos, febres altas – de 38º a 40º – de início repentino, dores de cabeça, náuseas e vômitos, tontura, moleza, dor abdominal e vermelhidão na pele.
Normalmente os sintomas aparecem entre três a 15 dias após a picada e desaparecem em uma ou duas semanas depois.
Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, localizado na Av. Palestina, nº 150 – Bairro das Nações.
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.