Dos 456 casos de dengue registrados pela Secretaria de Saúde, 129 são autóctones, 56 indeterminados, 7 importados e 264 em investigação. Também tem um caso de Chikungunya importado. Balneário Camboriú é considerado um município ‘infestado’.
A Secretaria da Saúde, e ações em parceria com a Secretaria de Educação, para orientar, informar e pedir que a população auxilie a combater o Aedes aegypti.
Nesta quarta-feira (12), as equipes do Programa de Combate a Dengue realizaram uma blitz no Nova Esperança
Os agentes de saúde da UBS Nova Esperança fizeram uma abordagem em frente ao CEM Nova Esperança e na Avenida José Alves Cabral, entregaram material informativo, orientando a população sobre os cuidados que todos precisam ter em suas casas,
Prevenção
Para prevenir a doença é preciso eliminar os criadouros do mosquito, mantendo plantas sem pratos, calhas limpas e niveladas, lajes secas, caixas de água fechadas ou teladas, manter ralos desobstruídos e limpos; guardar garrafas com o gargalo para baixo, acondicionar pneus em locais secos e cobertos.
O uso do repelente também ajuda na prevenção da doença.
Sintomas
A Secretaria de Saúde pede que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas da doença:
- febre alta
- dor de cabeça
- dores nas articulações
- dor atrás dos olhos
- náuseas
- vômitos
- manchas avermelhadas pela pele
Em caso de sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber o atendimento médico necessário.
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.