- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú vai intensificar vacinação nas creches, porque campanha contra pólio foi prorrogada

Novo prazo vai até o final deste mês em todo o país

A campanha de vacinação contra a poliomielite que começou em todo o país no dia 8 de agosto, ganhou mais três semanas, conforme anunciado nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde. O prazo inicial era encerrar a campanha nesta sexta-feira (9), mas pela baixa adesão veio a decisão de arrastar até o próximo dia 30.

Segundo dados do Ministério, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina que previne a paralisia infantil, mas a meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.

As mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos são o principal foco da campanha contra pólio. Crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. 

- Publicidade -

Crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Em Balneário Camboriú

Na semana passada quando a secretária da Saúde, Leila Crócomo reforçava a importância da vacinação, que estava prestes a encerrar neste dia 9, já imaginava que o Ministério da Saúde iria prorrogar o prazo, pela baixa adesão. 

Em Balneário Camboriú a situação não é diferente do resto do país. 

Apesar da Secretaria Municipal ter feito dois mutirões aos sábados, abrir postos de vacinação em bairros alternados nos finais de semana para dar oportunidade para quem trabalha levar seus filhos e ainda enviar equipes para os Núcleos Infantis da rede municipal, para aplicar as gotinhas, até agora, pouco mais de 3 mil doses contra a pólio foram aplicadas, o que representa 47% do público-alvo. 

“Diante da prorrogação anunciada, vamos intensificar ainda mais a vacinação nas escolas e reforço que pais e responsáveis precisam se responsabilizar pela saúde das crianças. Agora com prazo até o último dia deste mês”, disse Leila.

Ela lembra que todo esse empenho é para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Multivacinação

A campanha de multivacinação que imunizou em um mês pouco mais de quatro mil pessoas em Balneário Camboriú, também segue até o dia 30.

- Publicidade -

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). 

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Onde fazer?

A aplicação das vacinas pode ser feita em todas as unidades de saúde do município, abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço). 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -