O Carnaval de Balneário Camboriú terá ações de Saúde para informar e conscientizar a população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e também com atendimento médico 24h no Centro de Controle Operacional.
Arrastão da Saúde
Segundo a secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, por meio do Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), será promovida a ação de conscientização ‘Arrastão da Saúde’, durante o Carnaval na cidade, no domingo e segunda (19 e 20), das 18h às 22h, pelas ruas da cidade.
O objetivo é o de informar e conscientizar a população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
As equipes do CISS e CTA farão a entrega de material informativo em relação ao tema, assim como preservativos. Também haverá a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais no Centro de Controle Operacional (CCO), que fica na Praia Central, na altura do Calçadão da Avenida Central.
Testar também é prevenção
A coordenadora do CISS/CTA, Kayane Marques Lima, disse que sexta-feira (17), entre 19h e 2h, as equipes visitaram casas noturnas da cidade fazendo trabalho de prevenção, distribuindo material informativo e preservativos.
“No domingo e segunda (19 e 20) a equipe do CTA juntamente com a equipe do CISS estarão realizando na orla da praia e bares na Avenida Atlântica o Arrastão, que será um trabalho de conscientização e prevenção, entregando preservativos, explicando sobre o trabalho que realizamos nas unidades e chamando a comunidade para se testarem no CCO, onde ofertaremos testagem de HIV, sífilis e hepatite B e C. A comunidade poderá testar das 18h às 23h. Nossa meta este ano é conseguir conscientizar a população que se testar também faz parte da prevenção, juntamente com os métodos que já conhecemos”, explica.
Atendimento médico 24h no CCO
Leila informou que, em paralelo ao Arrastão, na noite de domingo e segunda também haverá equipe de saúde 24h no para atender os foliões, fazendo triagem, orientações, verificando glicemia, fazendo pequenos curativos e hidratação.
“Teremos equipe reforçada com médico, para auxiliar os moradores e visitantes que estejam aproveitando o Carnaval, já que sabemos que há pessoas que podem exagerar na bebida. O foco da triagem é para dar suporte às portas de urgência e emergência, desafogando atendimentos, porque a cidade vai estar bem lotada. Pedimos que as pessoas tenham consciência, se beberem não dirijam e que façam festa com responsabilidade, usando preservativo e deixando o carro em casa, para evitar acidentes. A diversão precisa ser responsável”, explica.
Não terá vacinação no Carnaval
A secretária informou ainda que não haverá vacinação durante o feriado de Carnaval, com atendimento retornando na quarta-feira (22), às 13h.