- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Com mais de dois mil casos, Balneário Camboriú realiza ‘Dia D’ de combate à Dengue neste sábado

Objetivo é reduzir avanço da doença e conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar focos em suas casas

Balneário Camboriú registrou nesta sexta-feira (12), 2.206 casos de dengue, dos quais 1.790 autóctones (contraídos dentro do município).

Na esperança de ‘estancar’ esses  números, a Secretaria de Saúde está convidando a população para participar do Dia D de Mobilização contra a Dengue, neste sábado (13), com concentração às 9h, na Praça Higino Pio, no centro da cidade.

O Programa Municipal de Combate a Dengue acusou no início da semana (8) 1.859 casos com 1.320 autóctones. Quatro dias depois, nesta sexta-feira (12), já são 2.206 casos com 1.780 autóctones, além de 126 indeterminados, 7 importados, 283 positivos em investigação de LPI.

- Publicidade -
Divulgação/PMBC

O secretário de Saúde do município, Omar Tomalih disse que contam com todas as entidades de classe para participar e assim difundir mais as ações de conscientização. 

Na Praça Higino Pio serão distribuídas camisetas personalizadas e os materiais para a panfletagem. A distribuição de panfletos, junto com orientações, será feita em avenidas movimentadas da cidade, além de pontos como Barra Sul, Pontal Norte, Praça do Pescador, no Bairro da Barra e rodoviária. 

“A partir da Praça Higino Pio faremos uma caminhada pelo Centro e depois cada entidade seguirá a sua programação – alguns voluntários ficarão nas esquinas fazendo panfletagem, caminhando… o foco é ser uma ação de conscientização. Tem entidades que irão também aos bairros, conversei também com as associações de moradores, porque queremos mobilizar toda a cidade a participar e nos ajudar no combate à Dengue”, afirmou.

O prefeito Fabrício Oliveira reforçou a fala de Omar, reafirmando que a participação da sociedade é fundamental para a conscientização e para o alinhamento de ações que façam frente ao aumento de casos de Dengue na cidade. 

“Estamos fazendo todos os esforços possíveis, e com a ajuda da comunidade venceremos a batalha contra o mosquito. Tenho a certeza que podemos contar com a população de Balneário Camboriú para alcançar este objetivo”, disse.

Em paralelo a essas ações, o departamento de Vigilância Ambiental dará continuidade aos mutirões de inspeção, dessa vez na região central de Balneário Camboriú. 

(Freepik)

O que fazer se suspeitar que está com Dengue

Caso apresente dois ou mais sintomas como: dor de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, é recomendado procurar atendimento médico imediatamente. 

Balneário Camboriú possui três unidades 24h de portas abertas à população que precise de atendimento urgente: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – Bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios).

Aqueles que residem na cidade e estão com cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue (Avenida Palestina, nº 150 – Nações) ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

- Publicidade -

Lá, passarão por triagem que definirá o nível de urgência para atendimento. Após a triagem, há o atendimento clínico. Nele, o paciente é avaliado por um médico, que poderá prescrever o exame de sangue para definir se está com dengue.

Em caso positivo para a doença, remédios para alívio de sintomas são prescritos, além de hidratação e repouso. Em caso de piora no quadro, o recomendado é retornar à unidade.

Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -