- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dengue em Balneário Camboriú: 456 focos positivos e 64 casos da doença

Secretaria da Educação adere à campanha de combate e Saúde faz novo mutirão neste sábado

De acordo com dados do Programa Municipal de Combate a Dengue, Balneário Camboriú tem registro de 456 focos positivos do Aedes aegipty e 64 casos de dengue, dos quais 30 autóctones, 20 indeterminados, três importados e 11 em investigação. Além disso, um caso de Chikungunya importado. 

O município é considerado ‘infestado’ pela DIVE/SC e os números seguem crescendo, porque o calor e as constantes chuvas formam um ambiente propício para criar os focos.

Diante deste cenário, a Secretaria de Educação aderiu à uma frente de combate à dengue desenvolvida pela Saúde Municipal. 

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (22), o secretário de Educação, Marcelo Achutti participou de uma reunião on-line entre as duas pastas e pediu o empenho de gestores e administradores das 44 unidades escolares, nesta campanha que será baseada em ações e orientações de prevenção, único jeito de evitar a proliferação do Aedes.

“Precisamos ajudar a combater esse grave problema. Para isso peço o apoio dos administradores das unidades e da sede da Secretaria de Educação. Se cada unidade fizer a sua parte, damos uma bela contribuição para o município”, acredita Achutti.

A prevenção implica em controlar água parada em diversos locais e situações, como pneus espalhados na área de recreação das creches e escolas, vasos de plantas, água empossada em brinquedos e parquinhos, caixas d’água e calhas também devem ser vistoriadas e para isso Achutti colocou à disposição a equipe de manutenção da Secretaria. 

“Estamos montando uma equipe só para atender as demandas em relação à Dengue. A solicitação pode ser feita por telefone e whatsap; desde que seja feita de forma imediata. A situação do Município é urgente e requer atenção e empenho de nossa parte”, disse Achutti.

Mais um mutirão

A diretora de Vigilância Ambiental, Veridiane Barbosa da Silva, disse que neste sábado (25), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promoverá mais um mutirão contra a Dengue, desta vez no bairro das Nações. No sábado passado foi no Bairro dos Municípios.

Veridiane pede apoio da população, cada um fazendo a vistoria no seu pátio, na sua calçada, dentro de casa, para impedir o avanço.

Sintomas

A Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE) solicita que a população fique atenta aos sintomas da doença. Este é o segundo mutirão organizado pela DIVE em Balneário Camboriú, após confirmação de novos casos.

- Publicidade -

Os principais sintomas da dengue são: 

  • febre
  • cefaléia
  • mialgias
  • dor em articulações
  • dor de cabeça. 

Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. 

Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. 

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -