- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Nacional de Combate a Dengue: Balneário Camboriú fará um mutirão no Bairro das Nações

A Secretaria Municipal de Saúde realizará um mutirão de visitas neste sábado (19), Dia Nacional de Combate a Dengue, 

no Bairro das Nações, entre as ruas Paraguai e Peru acima da Palestina. O objetivo é eliminar os criadouros e orientar a população. As visitas acontecerão pela manhã.

A diretora de Vigilância Ambiental, Eliane Casatti explicou que além do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, Chikungunya e Zika, o mutirão servirá para alertar sobre a importância da prevenção, nesta chegada do verão.

- Publicidade -

O cenário em Balneário Camboriú está estável. Na última semana, não houve aumento de casos, mas os focos do mosquito aumentaram para 1099. 

“Temos hoje 110 casos de dengue autóctones, 122 indeterminados, 24 importados, nove não residentes, além de um caso de Chikungunya não residente. Esse quadro é o mesmo da semana anterior”, disse Eliane.

Ela reforçou que a população deve estar atenta nesta época, porque o calor e as chuvas de verão formam um ambiente ideal para a reprodução das larvas do mosquito.

“É a hora de intensificar os cuidados e o objetivo das visitas é eliminar os criadouros e orientar a população nesse sentido”, disse.

A diretoria informou que esta semana começou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) no município, um indicativo para detectar os locais onde há infestação do mosquito. Para fazer o Levantamento, os agentes passarão por todos os bairros.

“Uma porcentagem de cada bairro é selecionada por meio da delimitação das quadras que serão analisadas. Dessa forma, a Saúde chega a um índice da cidade em um curto espaço de tempo”, detalhou Eliane.

Os agentes da Vigilância Ambiental fazem vistorias nos bairros diariamente, com o objetivo de conscientizar a população para a eliminação dos criadouros do mosquito. 

- Publicidade -

É importante salientar que os agentes estão sempre devidamente uniformizados para a correta identificação por parte da população. 

A equipe atende denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388, ou WhatsApp (47) 99982-1979.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -