- Publicidade -
- Publicidade -
15.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Escorpiões na Praia dos Amores: Saúde de Balneário Camboriú alerta a população sobre os cuidados

Esta semana, o Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), da Secretaria Municipal da Saúde, emitiu um alerta à população sobre o número crescente de escorpiões no Bairro Praia dos Amores. O objetivo do alerta é informar a população sobre os riscos que eles oferecem e como combatê-los.

(Foto: CCPU)

A diretora do CCPU, Julie Zaguini disse que o calor e a umidade oferecem um ambiente propício para os animais. Por isso, no verão os cuidados devem ser redobrados.

Das quatro principais espécies divulgadas pelo Ministério da Saúde, o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), encontrado em todas as regiões do país, é o mais preocupante, porque é o mais venenoso.

- Publicidade -

“Nos últimos 20 dias, o número de capturas de escorpiões aumentou devido à umidade e o calor. No ano passado, foram capturados em média 173 escorpiões na cidade toda, já esse ano foram aproximadamente 100 somente na última semana. Portanto, estamos intensificando, nos locais mais atingidos, os sinais de alertas para essa praga. Em 2022, já se aproxima de 500 as capturas só na Praia dos Amores”, disse a diretora.

Cuidados

Os escorpiões são peçonhentos, uma picada pode causar sérios problemas à saúde. Quase sempre ela causa dor imediata, junto com sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Dependendo da quantidade de veneno injetado, podem aparecer sintomas como tremores, vômitos, agitação, hipertensão entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 foram mais de 150 mil acidentes por picada de escorpião no país.

O soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do SUS.

Prevenção

Os escorpiões que vivem em centros urbanos comem insetos, principalmente baratas, por isso é comum encontrá-los em depósitos de lixo. 

A orientação é manter qualquer lixo bem fechado para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;

Terrenos, jardins, quintais próximos de residências devem estar limpos, porque ele gosta de se esconder em entulhos, folhas secas, materiais de construção, etc.

- Publicidade -

Dentro de casa/apartamento a orientação é usar soleira nas portas e janelas, telas em ralos, pias e tanques; afastar camas das paredes.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.

Se encontrar, informar o CCPU

Os profissionais que estão vistoriando os bairros estão uniformizados (logo da Prefeitura e do CCPU). 

O aparecimento de ratos e escorpiões deve ser comunicado à Unidade pelo telefone (47) 3366-4593. 

Em caso de acidentes com o escorpião deve procurar atendimento médico imediatamente.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -