- Publicidade -
- Publicidade -
27.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Leila Crócomo avalia os quase três anos no comando da saúde pública de Balneário Camboriú

“O maior desafio que enfrentei na minha vida foi a pandemia”

A enfermeira Leila Crócomo, que comandou a saúde municipal de Balneário Camboriú por quase três anos, fez uma avaliação positiva do trabalho que desempenhou, destacando o principal desafio que enfrentou quando assumiu em julho de 2020: o auge da pandemia.

O vereador Tomalih que substitui Leila no comando da saúde de BC (DivulgaçãoCVBC)

Experiente, ela trabalha na saúde pública do município há 32 anos. Na semana passada, o prefeito Fabrício Oliveira promoveu uma mudança política na pasta e colocou na chefia da saúde municipal o vereador Omar Tomalih, que era seu assessor parlamentar.

Leila retorna como enfermeira no departamento de Vigilância Epidemiológica.

- Publicidade -

Nesta reportagem, Leila destacou as principais ações de julho 2020 a abril 2023, quando deixou o cargo. Acompanhe:

O desafio da pandemia

“Assumir a Secretaria de Saúde em plena pandemia da Covid, sem dúvida, foi o maior desafio da minha vida. Agradeço ao prefeito em confiar no meu trabalho. Foi um desafio que foi além de ser líder de uma equipe que precisava de esperança, segurança e tranquilidade para ajudar pessoas que estavam com medo do desconhecido”. 

A força da equipe

“Muitos projetos e ações que executamos neste período se devem ao comprometimento da equipe técnica, que juntos, conseguimos colocar em prática, mesmo com as dificuldades relacionadas com a pandemia”.

Covid no drive thru

“A vacinação contra a Covid, no drive thru, foi uma ação de grande importância e agilidade, foram atendidas mais de 30 mil pessoas em quatro meses, diminuindo a mortalidade dos idosos nos primeiros meses de aplicação e sobretudo, trazendo esperança”.

Atendimento pós Covid

“O atendimento domiciliar aos pacientes pós Covid, foi inovador e extremamente necessário, num cenário de medo e insegurança, mas as equipes entenderam a necessidade e executaram com excelência! Mais de 4000 atendimentos foram realizados na casa dos pacientes”.

Aleitamento Materno

“A implantação no Núcleo aleitamento materno, foi um projeto para arrecadar leite de mães que estejam amamentando para doar aos bebês da UTI Neonatal do HMRC, extremamente necessário e gratificante”.

PS do Ruth

“A reestruturação do Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso, ofertando melhor agilidade no atendimento e conforto aos pacientes. 

- Publicidade -

No momento estamos transferindo e ampliando para a Ala que atendia pacientes com Covid, trazendo amplo espaço e organização no atendimento”.

Serviço de moto

“A implantação do atendimento com motos (motolância), dando agilidade e rapidez ao serviço pré-hospitar, mais de 1500 pessoas foram atendidas em menor tempo, garantindo atendimento rápido e salvando vidas”.

PS Pediátrico

“”No Pronto Socorro pediátrico no HMRC foi realizado a reestruturação, deixando o ambiente amplo com leito de emergência, leitos de observação e consultórios para atendimento médico mais equipados”.

Saúde Mental

“A primeira Conferência Municipal de Saúde Mental, um tema muito discutido e necessário, principalmente neste período pós Covid, entendemos que todos precisamos de atendimento psicológico”. 

UPA da Barra

“A construção de uma unidade de Pronto Atendimento UPA 24hs da Barra, também foi uma decisão em conjunto com o Conselho Municipal, obra extremamente necessária e que traz um amplo espaço, com adequações necessárias, além de aparelhos com tecnologia de ponta e conforto aos pacientes moradores e visitantes que precisam atendimento de urgência/emergência na região sul”.

Saúde da Família

“Entre tantos projetos, realizamos a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família, para ofertar um atendimento adequado aos moradores de Balneário Camboriú”.

União&Qualidade

“Essas são algumas ações entre tantas realizadas nesse período, mas o que devemos destacar é a união entre os profissionais resultando num atendimento de qualidade à saúde da população, um atendimento sempre visando o bem estar das pessoas.

Quando existe um problema de saúde qualquer cidadão ou familiar busca desesperadamente algo que pelo menos alivie a dor, tanto física como mental, e é aí que precisamos estar preparados, tanto no aspecto de Profissional de Saúde como no aspecto humanitário e, isso tudo independe de situação política”.

Agradecimentos 

“Tenho muito a agradecer, a Deus, à administração municipal, à toda equipe, à minha família e principalmente aos pacientes, pois eleses são o objetivo principal de um gestor de saúde pública. Tive uma experiência maravilhosa, depois de tantos anos de atividade na área, ser convidada para assumir um cargo de elevada responsabilidade no momento mais crítico da história da saúde mundial foi uma honra. Conseguir participar desse trabalho com saldo positivo é uma benção”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -