- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Leitura e bem-estar: Saúde e Cultura lançam projeto piloto na UBS Pontal Norte

A recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pontal Norte é a pioneira a receber o projeto piloto ‘Leitura e bem-estar’, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, que oferece leitura aos pacientes enquanto aguardam por uma consulta médica, e também podem levar livros para casa.

Divulgação/PMBC

Leitura e qualidade de vida

A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, conta que o ‘Leitura e bem-estar’ nasceu após uma conversa entre representantes da Cultura e Saúde, pois percebiam que havia uma necessidade nesse sentido, sem que fosse algo como um ‘Cantinho da leitura’. 

“Pensamos que se fôssemos fazer algo, deveria ser bem feito porque víamos o quanto é importante a leitura para a qualidade de vida, ativando a nossa criatividade, estimulando a mente”, diz.

- Publicidade -

Denize aponta que é comum ter revistas em consultórios e que as pessoas podem sentir vontade de levar o título para casa – e com o novo projeto isso será possível. 

“Vamos ver como o projeto se comporta. A ideia é que as pessoas levem o livro e possam doar também, porque sabemos que às vezes a pessoa quer doar e não sabe como, então será também um ponto de doação de livros. Todas as semanas estaremos repondo, com novos títulos de livros infantis, infantojuvenis e adultos. Se der certo, poderemos levar para outras unidades de saúde”, acrescenta.

Divulgação/PMBC

Projeto segue a linha da UBS: “Moderna e acolhedora”

O secretário de Saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, disse que o projeto é experimental e que vem como um ‘algo a mais’ para a comunidade enquanto espera para se consultar, em um ambiente ‘moderno e charmoso’, que contará ainda com sonorização e aromatização. 

“É uma proposta inovadora, porque queremos que as pessoas tenham uma experiência. Por isso, planejamos a estrutura, está tudo muito bem organizado, bonito, fora dos padrões… É uma UBS moderna, algo como deve ser os nossos prédios públicos. Muitas pessoas têm a visão de que prédio público precisa ser frio, branco e azul, e não! Nós fizemos algo acolhedor, a nível de grandes clínicas particulares”, pontua.

Mais unidades podem receber o projeto

Omar diz que o objetivo é levar ações como essa – não necessariamente leitura – para mais unidades de saúde da cidade, com o foco em ‘humanizar cada vez mais’ os espaços. O secretário comenta que o governo municipal deseja apresentar atividades lúdicas que tirem a pessoa do ‘somente esperar por uma consulta’, com experiências diferentes. 

“Já começamos a planejar levar isso para outras unidades, e esperamos que o tempo nos ajude a realizar, porque há muita burocracia. Estamos buscando imprimir uma identidade nova na saúde de Balneário – de aproximação, humanização e acolhimento, para os quatro cantos da cidade. Estamos investindo em atenção básica e não somente em urgência e emergência – é a prevenção através da atenção básica”, finaliza.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -