Das 1210 doses da Campanha de Multivacinação aplicadas no Dia D, sábado (20), 347 foram contra poliomielite, que é o principal foco do Ministério da Saúde. Este foi o segundo Dia D desta Campanha Nacional de Multivacinação.

A Secretaria Municipal da Saúde que realizou o Dia D deste sábado em quatro postos de sáude, também aproveitou para atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos. Também imunizou contra outras doenças, inclusive a Covid-19.
Além disso, equipes da Secretaria da Saúde estão vacinando crianças menores de 5 anos nos núcleos infantis, em parceria com a Secretaria da Educação.
A polio
Há 28 anos o Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio, mas enquanto a doença não for erradicada no mundo, o risco do vírus voltar a circular existe. Este é o principal motivo da Campanha Nacional de multivacinação, impedir que o vírus volte a circular no Brasil.
Existem duas vacinas contra a polio: a VPO-Sabin, conhecida como a vacina das gotinhas, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade e até os 5 anos as crianças recebem doses de reforço anualmente.
A VIP ou Salk é aplicada via intramuscular, indicada para pessoas com baixa imunidade ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.
Até dia 9
A Campanha Nacional de Multivacinação contra a Poliomielite e atualização de carteirinhas segue até o próximo dia 9, em todas as unidades de saúde do município.
Além da vacina contra pólio, são oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica, Rotavírus, meningocócica C, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV.