A coordenação da UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso realizou palestra, nesta quinta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade, data que marca a campanha do Novembro Roxo, para alertar profissionais de saúde sobre o tema.
A palestra abordou sobre a prevenção de partos prematuros e orientou sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
A coordenadora da UTI Neonatal,Driele Henriques Cardoso, trabalha com uma equipe formada por médicos e enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social e nutricionista, que atendem Balneário Camboriú e cidades vizinhas como Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
“A enfermagem desempenha um papel fundamental desde o pré-natal até a assistência ao recém-nascido prematuro, proporcionando um crescimento seguro e desenvolvimento saudável para a criança”, destacou a coordenadora.
A prevenção à prematuridade começa no acompanhamento pré-natal, atende em todas as Unidades Básicas de Saúde. Gestantes de alto risco podem procurar o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), na Rua México, ao lado do nº 875 – Bairro das Nações.