Prefeitos e secretários da saúde da AMFRI aprovaram esta semana o aluguel de duas UTI’s Móveis, para transporte inter-hospitalar de pacientes da região. A secretária da Saúde, Leila Crócomo, representou o prefeito Fabrício Oliveira nesta reunião remota.
A AMFRI está estudando como será feita a contratação das ambulâncias com equipe médica, para dar suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que está com o serviço sobrecarregado em todo o Estado.
O presidente da Amfri, prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, disse que estão analisando orçamentos, verificando a forma de como fazer essa contratação, inclusive com prazos de funcionamento desse serviço.
“A ideia é que a contratação seja feita por 90 dias, renovável mês a mês, de acordo com a necessidade de prestação de serviços”, disse Stein.
O pedido foi feito pela Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR), diante da gravidade da situação enfrentada na região e em todo o Estado, e foi prontamente atendida pelos gestores.
Na mesma reunião virtual, os prefeitos cobraram as promessas do governo do Estado, feitas no início de março, de viabilizar mais leitos de UTI e de retaguarda para a região. Até agora nem o Secretário de Saúde, André Motta, e nem o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani deram retorno sobre o prometido.
“É com caráter de urgência que solicitamos ao governo do Estado para que faça o quanto antes a habilitação desses leitos”, reforçou Stein.
Fonte: Assessoria de Comunicação/AMFRI