O projeto básico de arquitetura (PBA) de reforma do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) foi protocolado pela prefeitura de Balneário Camboriú na Vigilância Sanitária de Santa Catarina, na sexta-feira (23). O investimento será de aproximadamente R$5 milhões.
O PBA é um documento técnico que apresenta as características e elementos fundamentais de uma proposta arquitetônica, servindo como base para, neste caso, a reforma do Ruth Cardoso. Ele detalha a obra, permitindo a sua avaliação e aprovação por órgãos competentes – neste caso, a Vigilância Sanitária do Estado.
O PBA foi feito por engenheiros da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e, após a liberação da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, serão elaborados cada um dos respectivos projetos (ampliação do centro cirúrgico de três para quatro salas, aumentando assim o número das cirurgias eletivas realizadas e Central de Material Esterilizado (CME) será instalada em um novo espaço, com o dobro de produção, atendendo as especificações e normas da Anvisa.
A secretária de Saúde, Aline Leal, disse que as principais mudanças serão no Centro Obstétrico, como a implantação de uma sala de parto humanizado, além da alteração do local de entrada das gestantes, para que as mães tenham uma entrada exclusiva quando chegam no hospital.